domingo, 7 de agosto de 2011

Pilates no Pós-Natal

A gravidez é uma das mais maravilhosas e conturbadas experiências pelas quais uma mulher pode passar, se não, a maior de todas. Junto a uma criança, nasce um vínculo, um amor incondicional e super-protetor. E ainda mais: as transformações físicas, mudanças de rotina e prioridades também acompanham esta nova fase da vida da mulher.
“Ter um bebê faz com que não tenhamos tempo para nós mesmas. A maior parte do nosso tempo está concentrada neles, nossos filhos. Horas trocando fraldas, levantando e segurando nossos bebês… Esses movimentos alteram nosso corpo e nossa postura” afirma Michelle Starlin, bailarina, professora de Pilates e mãe de dois filhos.
A grande maioria das mulheres tem a sensação de descontentamento com o seu corpo, após darem a luz ao bebê. E apesar disso, a insegurança e a ilusão de estão “abandonando” seus filhos, faz com que as mamães tenham receio em retomar sua rotina de exercícios.
Para as mamães que já praticavam Pilates, saibam que muitos dos exercícios são excelentes para o pós-natal e que podem ser praticados em casa!
Antes, é importante se certificar com o médico de que é possível voltar às atividades físicas – parto normal e cesariana tem tempos diferentes de recuperação. Exercícios realizados até a exaustão não devem ser feitos. Isso pode prejudicar a qualidade da produção do leite.
Um exemplo de exercício que pode ser praticado com segurança, é mover os ombros em movimentos circulares e em ambos os sentidos, para ajudar a aliviar a tensão associada à amamentação. O Pilates trará diversos benefícios como este e que contribuirão para a total recuperação do pós-parto:
• Recuperação do assoalho pélvico, abdominal e músculos da coluna vertebral;
• Ele fornece uma maneira para o corpo a recuperar a força;
• Treinamento dos músculos para a recuperação das grandes mudanças experimentadas durante a gravidez;
• Melhora da postura – que sofreu durante a gravidez e continuará sofrendo devido às posições assumidas na hora de carregar e amamentar o bebê;
• Prepara o corpo para para exercícios de aeróbica e outros mais intensos;
• Ajuda com a recuperação da diástase dos retos (separação abdominal).
Alguns exercícios podem até mesmo envolver o bebê, virando divertidas brincadeiras. Isso causará uma sessão de relaxamento para mãe e bebê. O recomendável é que a criança esteja forte o suficiente para levantar a própria cabeça. Se houver dúvidas, deve-se consultar o pediatra.
“Fortalecendo sua coluna praticando sua postura e, o mais importante, fazer tudo isso enquanto curte o seu bebê” conclui Michelle que há mais de um ano lançou um DVD com exercícios que podem ser feitos na companhia do bebê, disponível apenas em inglês.
Abaixo, você confere alguns exercícios que podem ser praticados na companhia do bebê – em inglês.


FONTES:
www.synthecore.com, www.myspringday.com.au, Revista Pilates (8/10/2010)

sábado, 6 de agosto de 2011

NOVIDADE!!! Dica literária da semana: os melhores livros sobre atividade física, saúde, esportes e bem estar.

A SEMENTE DA VITORIA



Autor: COBRA, NUNO
Editora: SENAC SAO PAULO
Assunto: ESPORTES E LAZER - EDUCAÇAO FISICA

 Sinopse

Conhecido no país em em todo mundo, Nuno Cobra é um profissional admirado por todos os que sabem do seu trabalho com atletas profissionais, empresários, deficientes físicos, presidiários, alunos de escolas públicas, etc. A base desse trabalho é a reconquista do corpo. Tratando do aprimoramento físico, trata também do aprimoramento mental: " Quando a pessoa se desenvolve como um todo a partir do corpo, ganhando nova estrutura, gera auto-estima e consciência de sua capacidade de conquista, amplia suas possibilidades de realização. A partir daí cria também uma modelagem mental de sucesso. Assim vence o bombardeio de todas as negatividades e resgata o seu poder espiritual".

 

TIE-BREAK

A SAGA DOURADA DO VOLEI MASCULINO DO BRASIL



Autor: KOCH, RODRIGO
Editora: DORAVANTE
Assunto: ESPORTES E LAZER - EDUCAÇAO FISICA

Sinopse

É um resgate importante e necessário deste esporte que é hoje o segundo mais praticado no país.No livro, o Jornalista Rodrigo Koch analisa detalhadamente a história do vôlei no Brasil desde os primeiros tempos,passando pela fase romântica até chegar no estágio de profissionalismo e vitórias de hoje.


TRANSFORMANDO SUOR EM OURO

 
'Transformando suor em ouro' é a história de Bernardinho contada por ele mesmo, desde os tempos de jogador até a consagração como técnico com o ouro olímpico. Mais do que relatar uma epopeia esportiva, o livro busca apresentar diferentes facetas do treinador ao mostrar como Bernardinho burilou o método que batizou de 'Roda da Excelência'. O livro tenta mostrar ainda como o treinador da seleção brasileira masculina de vôlei revela-se um estudioso, tanto do esporte quanto da administração, como John Wooden, Winston Churchill e James Hunter, retirando e testando seus ensinamentos, incorporando alguns, descartando outros, adaptando muitos. A obra pretende revelar o - segredo - que fez dele um palestrante requisitado por diversas empresas em busca de um diferencial competitivo no mundo dos negócios.

SAUDE PERFEITA

 


Autor: CHOPRA, DEEPAK
Tradutor: BRITTO, MARCILIA
Tradutor: LOPES, M.
Editora: BEST SELLER
Assunto: MEDICINA E SAÚDE

Sinopse

'Saúde Perfeita' baseia-se nas práticas do Ayurveda, a medicina tradicional indiana, que toma como princípio básico o equilíbrio entre corpo e mente. Nesta edição, Chopra propõe técnicas de massagens e exercícios de meditação desenvolvidos em seu centro de medicina ayurvédica e apresenta as pesquisas sobre a eficácia das terapias alternativas.
 

Método pilates ajuda a relaxar, tonificar músculos e esculpir o corpo

Conheça o método pilates: exercícios que ajudam a esculpir corpos de estrelas do pop, como Madonna e a ex-Spice Girl Victoria Beckham

Celebridades como Madonna. A ex-Spice Girl Victoria Beckham praticou quando estava grávida.
O professor delas foi o inglês que criou o programa de pilates ensinados em 30 países. Aqui no Brasil, ele reparou que muitas mulheres têm as costas curvadas demais em uma região - o que sobrecarrega as costas. E dá uma dica pra resolver isto: "O que tentamos fazer no pilates é manter o centro do abdômen mais forte, esticar nas costas e botar o músculo do bumbum pra trabalhar".
Joseph Pilates era alemão e teve vários problemas de saúde na infância. Os movimentos que ele criou, de forma autodidata, fizeram parte de um processo de superação. Até hoje, o método conquista alunos de todas as idades. Desde bailarinos e atletas até pessoas que estão começando a praticar uma atividade física.

No chão, joelhos dobrados, levante as costas e volte devagar. Levante uma perna, mantendo o joelho dobrado e a ponta do pé esticada, levante as duas pernas e alterne esticando uma de cada vez, sem esquecer de manter o abdômen bem contraído.
Quem nunca fez pilates, sente um pouco de dificuldade no começo.
"Tem que ter muita concentração na respiração, toda hora inspira e expira... então olhando é mais fácil do que fazendo", diz a empresária Viviane Benneman.
Os mesmos exercícios podem ser feitos por quem já passou dos 70, como é o caso de dona Regina. Ela também precisa reforçar o equilíbrio. “São exercícios que não forçam demais, então dá pra gente ir devagarzinho, aprendendo e fazendo... sentindo o efeito, os bons efeitos né?”, afirma.

Autora: Mônica Sanches

FONTE: 
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/07/metodo-pilates-ajuda-relaxar-tonificar-musculos-e-esculpir-o-corpo.html

Qualidade de vida e atividade física

atitidadefisica A atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica, proporcionando um gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, tendo como resultados os benefícios à saúde.
A prática da atividade física regular orientada permite que o corpo tenha sua musculatura fortalecida e ao mesmo tempo flexível. Auxilia na perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, etc.
O exercício físico é visto como um instrumento para melhorar a Qualidade de Vida, pois acelera o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais e com isso, o indivíduo adquire um estado de bem-estar. Com o hábito diário de praticar exercícios físicos o ser estará saudável corporal e mentalmente.
Pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física.
O único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês, mas durante toda a vida. A saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e, portanto, prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos, recebemos um corpo saudável e temos o dever de zelar por este, que é nosso abrigo.
Uma pessoa ativa tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.
O homem já adentrou no terceiro milênio e depara-se com uma população sedentária, que é fruto da modernização tecnológica, que ao mesmo tempo que traz conforto às pessoas, mas tira os espaços para a prática de atividades físicas, restringindo os movimentos ao cotidiano e ao trabalho. Como o movimento é inerente ao ser humano, fazendo parte do seu dia-a-dia, cabe ao homem a responsabilidade de trabalhá-lo, interferindo em todas as fases do seu desenvolvimento, da infância à terceira idade.
Os movimentos que podem ser vivenciados com a prática da atividade física através do esporte, do jogo, da ginástica e da dança podem alterar todo o estado emocional e energético de um indivíduo.
Quando se pratica qualquer atividade física, movimentando-se, altera-se a velocidade dos batimentos cardíacos. Consequentemente, o indivíduo sofre alteração na atividade respiratória, podendo diminuir a amplitude e aumentar o número de respiração ou aumentar a amplitude e diminuir o número de respirações por minuto.
Tudo em busca de energia, que vem através do ar e que nos permite a vida. Ao mesmo tempo em que ocorre todo esse processo fisiológico, simultaneamente, ocorre também a absorção de prana.
Enquanto o indivíduo se concentra em seus movimentos, deixa sua mente aberta e absorve o prâna, ganhando mais energia para eliminar as formas-pensamento negativas que criou durante o dia. Por isso, nos sentimos renovados após a prática de uma atividade física e ganhamos qualidade de vida.
Podemos comparar essa purificação com a radiografia dos pulmões de um fumante e um não fumante, representando o antes e depois de uma atividade física.

FONTE: 
http://www.ipe-instituto.org.br/component/content/article/933/723-qualidade-de-vida-e-atividade-fca.html
Escrito por Grupo Saúde Integral

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Obesidade, o mal do século

bobs 255x300 Obesidade, o mal do século
Apesar das causas da obesidade serem diversas origens, as principais são genéticas e ambientais. O aumento do sedentarismo associada aos atuais hábitos alimentares com excesso de gorduras e carnes, e com pouca ou nenhuma fibra, são os principais responsáveis pelo elevado índice de obesidade e pelo próprio ritmo desenfreado da vida atualmente.
Uma pessoa com excesso de peso diminui consideravelmente a sua qualidade de vida à medida que os quilos aumentam. O que está em causa é muito mais do que um padrão de beleza, pois a obesidade arrasta consigo muitas conseqüências para a saúde física e psicológica. Estudos indicam que 70% dos obesos desenvolvem pelo menos uma das doenças relacionadas com o peso excessivo.
Uma pessoa é considerada obesa quando apresenta 20% ou mais acima do peso máximo estimado para a sua altura.
Num tempo em que as formas esguias e os músculos esculpidos constituem um avassalador padrão de beleza, o excesso de peso e a obesidade transformaram-se na grande epidemia do planeta. Nos Estados Unidos, nada menos de 97 milhões de pessoas (35% da população) estão acima do peso normal. E, destas, 39 milhões (14% da população) pertencem à categoria dos obesos. O problema de forma alguma se restringe aos países ricos.
A prevenção da obesidade é relativamente simples e consiste em equilibrar a ingestão calórica com o gasto de energia, através de dieta e exercícios físicos.
Quem se identificou com esse quadro, deve buscar ajuda profissional tanto para a prescrição de uma dieta correta quanto para a prescrição adequada dos exercícios a serem praticados.
A estratégia para a prescrição de exercícios físicos requer o conhecimento dos efeitos da duração, intensidade, massa muscular envolvida, além da composição corporal e do gasto energético provocado pelos exercícios propostos. Vale lembrar que é muito importante a associação de exercícios com dieta adequadamente orientada.
O gasto calórico durante as atividades físicas varia com a intensidade e duração do esforço e do peso do indivíduo, entre outros fatores. Pessoas mais pesadas gastam mais calorias do que as pessoas leves para realizar um mesmo exercício. A recomendação para o controle do peso é de três sessões por semana que represente pelo menos 1000 Kcal/semana com atividades moderadas.
Na prescrição de exercícios para o controle da gordura corporal, sempre se deve considerar as quatro variáveis básicas dos exercícios aeróbios: freqüência, intensidade, duração e tipo. Preferencialmente, o foco inicial deve ser realização de exercícios aeróbios, que ajudam na perda de “massa gorda”.
Pessoas sedentárias não são capazes de realizar exercícios em altos níveis de gasto energético, e por isso necessitam acumular um grande período de atividade durante a semana para efetivamente perder gordura.
O exercício é importante para conseguir o efeito de perda de gordura, porém, como já foi dito, é importante que seja sempre associado à um dieta adequada e com acompanhamento profissional.

FONTE:
http://harmonianatureza.com.br/obesidade-o-mal-do-seculo/

Pilates ajuda definir a barriga e a aliviar dores nas costas e nos ombros

O pilates, um sistema de exercícios que coordena movimentos com a respiração, foi criado pelo alemão Josef Pilates. Quando criança, ele tinha uma saúde muito frágil e durante a vida, ele praticou vários esportes com intenção de melhorar sua condição física e percebeu que ao integrar mente e corpo conseguia bons resultados. Foi assim que surgiu o pilates.
De acordo com o livro "Saúde em 5 Minutos: Pilates", editado pela Publifolha, os benefícios do pilates são muitos: alívio de dores nas costas, ombros, pescoço e de cabeça; alinhamento da postura; além do fortalecimento e tonificação dos músculos. Saiba mais sobre o livro
Veja abaixo trecho do livro que explica a história do pilates e as vantagens oferecidas pela prática. 
O pilates é um sistema de exercícios estruturados cuidadosamente, que coordenam os movimentos dos músculos com a respiração. Tonifica todos os grupos musculares do organismo, melhorando a postura, a definição dos músculos e a força.
O fundador do sistema, Joseph Pilates, nasceu em Düsseldorf, na Alemanha, em 1880. Foi uma criança frágil, de saúde fraca. Pilates usou uma abordagem sistemática para melhorar sua condição física. Experimentou as artes marciais, a ioga e a meditação, além de esportes aeróbicos e condicionamento de força. Ele percebeu que, ao integrar essas técnicas usando a mente e o corpo, conseguia fortalecer os músculos, condicionando todo o corpo e melhorando o bem-estar geral. Seu sistema se revelou tão eficiente que, apesar da dificuldade física dos primeiros anos, Pilates se tornou ótimo esportista, ginasta, esquiador, boxeador e artista de circo.
Tendo se mudado para a Inglaterra em 1912, foi internado no início da Primeira Guerra Mundial. Na enfermaria do acampamento, experimentou amarrar molas em camas hospitalares para que, à medida que se recuperavam, os pacientes pudessem tonificar e alongar os músculos com exercícios de resistência. Suas técnicas foram muito bem-sucedidas. Depois da guerra, Pilates voltou à Alemanha e, em 1926, emigrou para os Estados Unidos. Com a esposa, Clara, montou um estúdio em Nova York, que logo começou a atrair dançarinos, atores, atletas e ginastas. Pilates chamou seu novo e revolucionário método de trabalho corporal de "contrologia". Seu sistema - que após sua morte, em 1967, ficou conhecido como "pilates" - já é praticado há mais de 80 anos. No entanto, só nas últimas duas décadas se popularizou nas academias, que oferecem aulas individuais ou em grupo. Médicos, osteopatas e fisioterapeutas também descobriram a eficácia do sistema pilates e agora o usam para evitar ou curar contusões, como tratamento complementar.
Para quem o pilates é indicado?
Qualquer pessoa que queira melhorar a aptidão física geral, a postura e a aparência pode se beneficiar com a prática dos exercícios de pilates. Eles se concentram no corpo como um todo e trabalham com as pessoas como indivíduos. Os praticantes podem adaptar os exercícios a suas necessidades cotidianas ou semanais. Com o pilates, o mais importante não é o que você faz, mas sim como faz.
Seja para o iniciante, a pessoa mais velha ou apenas alguém que pretende ser menos sedentário, o pilates oferece uma forma de exercício segura e eficiente para todas as idades e níveis de aptidão, sendo também muito usado por esportistas, atletas, dançarinos, músicos e outros artistas para quem a boa postura é essencial. Pode ser especialmente benéfico para quem sofre de traumas por esforço repetitivo e para os que pretendem evitar ou aliviar a osteoporose. O pilates também é útil para aqueles que têm dores crônicas nas costas, no pescoço e nos ombros.
Quais são os benefícios do pilates?
Praticado regularmente, o pilates pode restabelecer a flexibilidade das articulações, aumentar a eficiência da circulação e tonificar os músculos flácidos. Você poderá sentir o organismo se fortalecer e os níveis de estresse diminuírem. Perceberá que a postura, a coordenação, o equilíbrio e o alinhamento melhoram, propiciando uma sensação de autoconfiança. Como a postura e o alinhamento corretos também possibilitam que o organismo funcione com mais eficiência, você provavelmente descobrirá que as dores de cabeça relacionadas à postura e as outras dores vão desaparecer. Finalmente, o fortalecimento dos músculos abdominais centrais propiciará obter uma barriga lisa!
O pilates para as dores nas costas, nos ombros e no pescoço
Cerca de 80 por cento dos meus clientes de pilates me procuraram por causa de dores nas costas, no pescoço ou nos ombros. Eu mesma comecei a praticá-lo por ter sofrido uma pancada séria no pescoço num acidente de carro. Talvez você tenha escolhido este livro por sofrer de dores nessas regiões ou por conhecer alguém nessa situação.
A dor nas costas aliada ao resfriado está entre as causas principais das faltas ao trabalho. Embora parte das dores nas costas decorra de traumas no esporte ou num acidente, a forma como usamos o corpo é o motivo principal. Se ficamos sentados todo dia durante horas, a parte superior do corpo pode se cansar e desenvolver inchaço nas articulações e tensão nos músculos. A longo prazo, isso pode prejudicar a condição óssea e muscular de todo o corpo e levar à dor nas costas.
Além do mais, muitos problemas nas costas são provocados por fraqueza nos músculos abdominais, que não conseguem sustentar adequadamente as costas, sobrecarregando a coluna e os músculos dorsais. Para fortalecer os abdominais, melhorando a postura e aliviando a pressão nas costas, é preciso substituir padrões repetitivos e nocivos na postura e nos movimentos por outros mais seguros para o organismo. Isso demanda tempo e esforço, pois envolve o desenvolvimento da autoconsciência do corpo.
O sistema pilates foi criado para melhorar todos os aspectos da consciência corporal, ajudando a obter precisão no controle dos músculos, na coordenação e na fluidez dos movimentos. Dessa forma, ele é maravilhoso para ajudar a superar a dor lombar crônica e qualquer desconforto associado aos músculos, como os do pescoço e dos ombros, e às articulações. Muitas pessoas que começaram a praticar pilates por causa de dor nas costas já usufruem seus benefícios só de trabalhar com o princípio da estabilidade central. 

FONTE:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u533392.shtml

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FIBROMIALGIA - Abordagem Física

Efeitos benéficos dos exercícios físicos 

Todas as pessoas precisam fazer alguma forma de exercício para manter um condicionamento físico compatível com as atividades que exerce. Na fibromialgia os exercícios são particularmente úteis. No entanto nota-se que muitas pessoas com fibromialgia ficam desencorajadas a fazer atividades físicas, poupando os movimentos nos locais dolorosos por temerem um agravamento de seus sintomas. Esse raciocínio é errôneo pois, por meio de exercícios físicos, pode-se promover um relaxamento nos locais de dor, bem como uma melhora dos sintomas e da qualidade de vida. Os exercícios físicos na fibromialgia, além de promover um melhor condicionamento cardiovascular, atuam sobre o sistema musculoesquelético, ou seja, favorecem a mobilidade de grupos musculares que se encontram em contração prolongada, promovem o alongamento de tendões, melhoram o equilíbrio durante a marcha, enfim, fazem a pessoa sentir-se melhor e mais saudável. É importante esclarecer algumas características dos programas de exercício físico para a fibromialgia. Uma delas é a característica aeróbica, ou seja, os movimentos não podem ser extenuantes porque isso prejudica o metabolismo da fibra muscular e favorece o acúmulo de substâncias que levam à dor. Portanto, trabalhos científicos são favoráveis a exercícios leves, progressivos, em pequena quantidade, mas que sejam realizados diariamente, de modo criterioso, regular e obedecendo a uma seqüência programada de forma personalizada. O limite do que pode ser feito é determinado pela própria pessoa e é influenciado pela idade, presença de doenças concomitantes e limitações do sistema locomotor, que se agravam com algum movimento específico. Além disso, de acordo com as pesquisas os exercícios devem ser praticados no período da manhã, mas os cuidados com a postura devem ser tomados durante o dia todo, no sentido de prevenir sobrecargas e esforços repetitivos. Deve-se ressaltar ainda que a pessoa que pratica exercícios físicos torna-se mais disposta: observa-se melhora do humor, das expectativas e uma postura mental mais positiva. Isso sem falar na melhora da auto-estima. 

Efeitos maléficos da falta de exercícios físicos 

Pessoas ditas sedentárias, ou seja, aquelas que não se exercitam, apresentam algumas das conseqüências observadas em pacientes que passam longos períodos acamados. É descrita uma tendência à perda do condicionamento muscular, à perda de massa óssea e ao ganho de peso com o passar da idade. Por esse motivo a pessoa com fibromialgia que é sedentária cansa-se mais fácil e apresenta mais sintomas de dor e sono não reparador. As conseqüências são a má postura, a queda no seu desempenho, as atividades diárias parecem mais difíceis de serem efetuadas e a pessoa fica desanimada e angustiada ao se ver em tal condição. Deve-se portanto procurar uma saída nesse círculo vicioso de inatividade, dor e angústia. O que estiver ao alcance do paciente com fibromialgia é válido. Deve-se começar por algum ponto, ou seja melhorar a dor, o condicionamento físico ou a postura mental. Como fazer exercícios é uma medida saudável e seus benefícios duradouros, comece hoje mesmo, com pelo menos uma caminhada diária de 15 minutos. O começo é sempre um desafio.... 


Programa de Exercícios Físicos para Fibromialgia

Objetivos


- Melhorar os sintomas de dor
- Evitar contrações dolorosas de grupos musculares
- Melhorar a força muscular
- Favorecer a coordenação motora para as atividades diárias
- Promover uma postura adequada
- Melhorar a disposição
- Auxiliar no controle do peso
- Auxiliar no controle da ansiedade
- Melhorar a auto-estima


Etapas do programa

Aquecimento


Atua melhorando o aporte sangüíneo para os músculos e tendões, adequando a freqüência cardíaca e respiratória. Com isso melhora a resistência física para os exercícios ou mesmo para as atividades diárias que o indivíduo irá desempenhar.

Exercícios de alongamento


São importantes para promover o equilíbrio, coordenação motora e melhorar a condição de dor.

Exercícios de resistência


São importantes para o condicionamento cardiovascular, controle do peso, fortalecimento muscular. 

Relaxamento final


Ao final de uma série de exercícios, são feitos alguns alongamentos e exercícios com a respiração que visam “desacelerar” o organismo para retornar à sua rotina.




FONTE: 

http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_artigos&id_mat=12

Contra a depressão, "use" atividade física. Previne e ainda ajuda a tratar

Tais resultados estão comprovados em adolescentes, adultos e idosos. Para usufruí-los, a condição é exercitar-se regularmente.Oideal, no mínimo quatro a cinco vezes por semana durante 30 minutos. A receita beneficia tanto quem sofre quanto quem não sofre do problema. Portanto, mexa-se, já que ninguém está livre de ter uma crise depressiva. Só no Brasil são por volta de 20 milhões.
 
Mens sana in corpore sano - mente sã em corpo são. Você já leu ou ouviu em latim ou português essa célebre máxima. É do poeta romano Juvenal (60-130 d.C.), que, para criá-la, recorreu aos textos de Hipócrates (460 a 377 a.C). Muito lá trás, o Pai da Medicina antevia o que a ciência só recentemente demonstrou: a atividade física beneficia não só a saúde física, como também a mental. Está provado que ela é eficaz tanto na prevenção quanto no tratamento da depressão. Gostou? Bem, mas antes de ter mais detalhes é importante saber que a depressão é uma doença comum. Hoje, basta juntar dez mulheres e terá esta "foto": duas a três têm, tiveram ou terão o problema. Em caso de dez homens, um a dois aparecerão no "filme". O retrato é mundial. A depressão afeta 20% a 30% da população adulta. Segundo pesquisa da Universidade de Harvard, as doenças mentais causam metade do 1,3 bilhão de dias/ano de afastamentos do trabalho nos Estados Unidos, sendo a depressão a principal responsável. Quadro semelhante ocorre entre os funcionários do Hospital das Clínicas de São Paulo: 45% das licenças médicas devem-se à depressão. Ela provoca prejuízos duros e doídos. As perdas vão desde dias de trabalho, emprego, alegria de viver e qualidade de vida até fim de relacionamentos. E ninguém está livre de ter uma crise um dia. Logo, prevenir a depressão interessa a todas e todos. Pesquisas de longo prazo demonstram que a atividade física evita o aparecimento de sintomas depressivos em jovens, adultos e idosos, além de melhorar o humor e o bemestar. Parece ainda reduzir o risco do mal de Alzheimer e da demência senil no futuro. Já em quem tem depressão, ajuda no tratamento. É um recurso adjuvante à medicação (os antidepressivos) e à psicoterapia. Os resultados surgem seis a oito semanas após o início dos exercícios regulares. Outra grande vantagem é diminuir as recaídas. Quem apresenta um episódio depressivo tem 50% de risco de apresentar um segundo. Se dois, a possibilidade de um terceiro sobe para 70% a 80%. Em caso de três, o perigo de outras crises ultrapassa os 90%. Conseqüentemente, é vital investir na prevenção de novas crises. É a chamada prevenção secundária. Conclusão: os exercícios funcionam na depressão. O que a ciência ainda não desvendou totalmente são os mecanismos que propiciam tais ganhos. Aparentemente, eles aumentam a liberação pelo cérebro de substâncias como serotonina (melhora humor e bem-estar) e endorfinas (aliviam tensão e ansiedade). Agora, para conquistálos, há uma condição: a atividade física tem de ser regular. O ideal, quatro a cinco vezes por semana durante meia hora, no mínimo. Vale o que você preferir ou estiver ao seu alcance: caminhada, corrida, esteira, bicicleta, natação, dança, ioga. Tanto que eu a prescrevo a todos os meus pacientes. Aos saudáveis, é sugestão, visando proteger-lhes mais a saúde mental e física. Já para quem tem depressão, é "remédio" obrigatório, que complementa os antidepressivos e/ou a psicoterapia. Potencializa os efeitos de ambos. A depressão é um problema de saúde como outro qualquer. No Brasil, atinge 20 milhões. Quanto mais precoces o diagnóstico e o tratamento, menor o risco de voltar. Portanto, se você se sente triste ou infeliz, sem esperança no futuro, com vontade freqüente de chorar, atenção: talvez seja "ela". Busque ajuda logo. E exercite-se. Sua cabeça e seu corpo só lucrarão. 
Por: José Antonio Atta
Fonte: 
http://caras.uol.com.br/noticia/contra-a-depressao-use-atividade-fisica-previne-e-ainda-ajuda-a-tratar#image0

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Aumento da massa muscular pode reduzir o risco de pré-diabetes

Estudo publicado no The Endocrine Society's Journal, publicação da Sociedade Americana de Endocrinologia e Metabolismo, constatou que uma maior massa muscular total reduz os riscos de a pessoa ter resistência à insulina, principal precursor do diabetes tipo 2.

A resistência à insulina pode elevar os níveis de glicose no sangue, fato que contribui para o desenvolvimento do diabetes. Estudos anteriores mostraram que a massa muscular muito baixa é um fator de risco para a resistência à insulina, mas até agora, nenhum estudo tinha examinado se aumento da massa muscular média e acima da média, independente dos níveis de obesidade, levaria a uma melhor regulação de glicose no sangue.

"Nossas descobertas representam um desvio do foco habitual dos clínicos e seus pacientes, em apenas perder peso para melhorar a saúde metabólica", diz Preethi Srikanthan, autor da pesquisa. "Em vez disso, esta pesquisa sugere que ganhar massa muscular pode ser o caminho", completa.

Os pesquisadores examinaram a associação da massa muscular esquelética com resistência à insulina e doenças metabólicas do sangue, em 13.644 indivíduos. O estudo demonstrou que maior massa muscular em relação ao tamanho do corpo está associada à melhor sensibilidade à insulina e menor risco de diabetes.

"Nossa pesquisa mostra que, além de monitorar as mudanças na circunferência da cintura ou o índice de massa corporal (IMC), a massa muscular também deve ser monitorada”, explica Srikanthan. "Agora, são necessárias mais pesquisas para determinar a natureza e duração do exercício e as intervenções necessárias para melhorar a sensibilidade à insulina e o metabolismo de glicose em indivíduos em risco", completa.
Fonte: EurekAlert!, 28 de julho de 2011.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prática de pilates e as mulheres

O método Pilates pode ser adaptado para melhorar o condicionamento físico geral em qualquer estágio da vida da mulher. Desde a infância, passando pela adolescência, na gestação, no pós-parto, na menopausa e na pós-menopausa, a prática do Pilates pode ajudar a manter o corpo condicionado, forte e saudável, melhorando seu bem-estar e fortalecendo o sistema imunológico.

Pilates ainda ajuda a tratar e prevenir uma série de distúrbios que acometem freqüentemente as mulheres em diferentes fases da vida: na infância e adolescência promove o auto-conhecimento, fortalecendo o corpo e educando-o com bons hábitos posturais, prevenindo as dores de crescimento e todos os males ortopédicos que a má postura pode provocar. Na juventude e idade adulta equilibra corpo, mente e espírito, mantendo o condicionamento físico, melhorando a circulação sanguínea, fortalecendo e alongando o corpo de maneira equilibrada e desenvolvendo músculos fortes e bem definidos.

A prática do Pilates fortalece a musculatura profunda e superficial do abdome, que além de manter a boa postura e promover o adequado posicionamento e funcionamento dos órgãos internos, afina a silhueta proporcionando uma aparência esguia e elegante.


Na idade adulta, na menopausa e pós-menopausa, ajuda a mulher a combater o estresse e a amenizar os sintomas da variação hormonal como: a TPM, as enxaquecas e retenção de líquidos; e ainda a prevenir e tratar de doenças como a osteoporose e a incontinência urinária, entre outras.

Até no período gestacional, o Pilates pode ser praticado de maneira modificada para aliviar as dores e sobrecargas causadas pelo aumento de peso, preparando a mãe para um parto mais tranqüilo e ajudando também na rápida recuperação no pós-parto.

Para as corredoras, Pilates traz ainda outros benefícios. Por ser uma atividade de baixo impacto nas articulações, cujo objetivo é promover o equilíbrio no desenvolvimento da musculatura de todo o corpo aumentando tanto a força muscular quanto o alongamento, é capaz de equilibrar esforços exagerados e repetitivos em determinadas musculaturas mais solicitadas durante a corrida, preservando suas estruturas e recuperando-as mais rapidamente desses esforços, fortalecendo-as e prevenindo lesões.

O trabalho da respiração completa durante a execução dos exercícios do método, aumenta a oxigenação sanguínea, fator revelante para a performance atlética.

O aumento da consciência corporal e da propriocepção, o correto alinhamento de membros inferiores e o fortalecimento da musculatura abdominal profunda, permitem a aquisição de uma boa postura, economia de movimentos, melhora da coordenação e maior resistência ao esforço.

E também, para quem precisa desenvolver flexibilidade e força sem criar músculos volumosos, aumentar a capacidade de concentração e equilíbrio para evitar contusões e aperfeiçoar seu desempenho, a prática de Pilates pode ser a escolha perfeita. Além dos benefícios atléticos, Pilates ajuda na aquisição de uma boa aparência, o que nos dá confiança e aumenta a auto-estima em qualquer fase da vida.

Pode ser praticado inclusive na ocorrência de lesões, pois sua grande adaptabilidade e variedade de aparelhos permitem isolar a parte lesionada e continuar exercitando todo o corpo até a recuperação total.

A filosofia do método é simples: Joseph Pilates acreditava já na década de 20, que para viver bem é preciso cuidar tanto do corpo e da mente como do espírito, por meio de exercícios executados de forma a respeitar a biomecânica do corpo, desenvolvendo-o de maneira equilibrada desafiadora e prazerosa, procurando ter um estilo de vida saudável.

Seu sistema de exercícios deve ser praticado com regularidade, com baixo número de repetições, porém com alto grau de controle e precisão, aumentando progressivamente a dificuldade de realização tanto para não criar sobrecargas e lesões como para condicionar o corpo de forma segura e duradoura.

Ele dizia que, por meio da prática de seu método, as pessoas podiam recuperar a harmonia e o equilíbrio do corpo, além de paz e serenidade na mente.

A recuperação dessa vitalidade traria as pessoas "de volta à vida" (como ele explica detalhadamente em seu livro Return to life de 1945), obtendo um corpo capaz de suportar o estresse da vida moderna e ainda ter reservas suficientes para desfrutar dos momentos de lazer com a família e os amigos.

Não é difícil entender porque desde sua época, tantas mulheres aderiram ao seu método e continuam fieis à sua prática na atualidade: exercitar-se de maneira segura, eficiente e prazerosa - e ainda melhorar a qualidade de vida em todas as fases da vida - não é tudo que a gente precisa?

Autora: Cristina Abrami

Fonte: 
http://www.guiademulher.com.br/ver_noticias.php?cid=pratica-de-pilates-e-as-mulheres-1

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atividade Física na Terceira Idade

só traz benefícios!

Atividade Física na Terceira Idade
A prática de atividade física na terceira idade está se tornando um fenômeno cada vez mais comum. Isso porque praticar atividade física melhora a qualidade de vida das pessoas em idade avançada.
Segundo estudos, o aumento da resistência e da força muscular são alguns dos benefícios da prática de atividade física, pois pode trazer resposta muscular rápida e eficiente. Por isso centros especializados em reumatologia estão investindo em espaços destinados ao condicionamento físico e exercícios físicos para na terceira idade.
Algumas mudanças são comuns com o envelhecimento, como o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular e diminuição da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, aproximadamente 5% de quedas que acometem idosos levam a fraturas, sendo que as mulheres fraturam mais que os homens. Quando não ocorre fratura, a dor e a redução dos movimentos podem causar isolamento pela diminuição da autoestima, tanto pela queda quanto pelo aumento da dependência.

Os benefícios de exercícios físicos na terceira idade são vários

Senhor correndo
Praticar exercícios na terceira idade ajuda a combater a obesidade, pode evitar e retardar o surgimento de diabetes, melhorar a capacidade aeróbica e reduzir a perda da massa óssea (osteoporose), inclusive recuperá-las em alguns casos. Junto a isso, músculos e ossos fortes diminuem os riscos de quedas e de fraturas de fêmur e de quadril, tão temidas após os sessenta anos.
Segundo Evelin Goldemberg, doutora em reumatologia da Escola Paulista de medicina em São Paulo (UNIFESP), o fortalecimento muscular reduz dores existentes provenientes de doenças como artrite, tendinite, bursite, artrose (bico de papagaio) e problemas de coluna.

Por um envelhecimento saudável

grupo de terceira idade fazendo exercício
Há cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Podemos acrescentar que melhora a coordenação motora, o equilíbrio, o ganho de flexibilidade, a velocidade ao andar, diminui o risco de doenças cardiovasculares, promove melhor controle do diabetes e sensação de bem estar.

Dados científicos relacionam longevidade a exercícios físicos na terceira idade

Exercício terceira idade
Segundo dados científicos a participação em um programa de exercícios físicos na terceira idade leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante: reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação à aposentadoria.
A qualidade de vida na terceira idade é aliada principal para ter longevidade e a prática de atividade física resgata características de saúde juvenil para população de idade avançada, isto tem um valor inestimável. Portanto todo idoso deve procurar um programa de atividade física de acordo com suas características e restrições, se possível, acompanhado de um profissional gabaritado.

Fonte:
http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/atividade-fisica-na-terceira-idade.aspx

terça-feira, 26 de julho de 2011

Obesidade Infantil e na Adolescência

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.
Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.
As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.
Consumo demasiado de alimentos gordurosos
Como exemplo podemos citar os famosos sanduíches (hambúrguer, misto-quente, cheesburguer etc.) que as mamães adoram preparar para o lanche dos seus filhos, as batatas fritas, os bife passados na manteiga são os verdadeiros vilãs da alimentação infantil, vindo de encontro ao pessoal da equipe de saúde que condenam estes alimentos expondo os perigos da má alimentação aos pais onde alguns ainda pensam que criança saudável é criança gorda. As crianças costumam também a imitar os pais em tudo que eles fazem, assim sendo se os pais tem hábitos alimentares errados, acaba induzindo seus filhos a se alimentarem do mesmo jeito.
Falta de atividades físicas
A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido a violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.
Ansiedade
Não são apenas os adultos que sofrem de ansiedade provocados pelo stress do dia a dia. Os jovens também são alvos deste sintoma, causados, por exemplo, por preocupações em semanas de prova na escola ou pela tensão do vestibular, entre outros. A ansiedade os faz comer mais.É como se fosse uma comilança compulsiva, sem fome.
Psiquiatras afirmam que por trás de um obeso sempre poderá existir um problema psicológico, agravando-se devido a nossa cultura onde a sociedade exclui os gordinhos de várias brincadeiras devido a sua situação. Isso só leva a criança ou adolescente a piorar porque quase sempre são tímidas e sentem-se envergonhadas, acabam se isolando e fazendo da alimentação uma “fuga” da realidade, isto é, quanto mais rejeitado, mais ansiosos mais comem.
Depressão
Pessoas com sintomas de depressão, sofrem alterações no apetite podendo emagrecer ou engordar. Algumas pesquisas comprovaram que a pessoa deprimida, geralmente não pratica atividades físicas e come mais doces, principalmente, o chocolate.
Fatores hormonais
A obesidade pode ainda ter correlação com variações hormonais tais como: excesso de insulina; deficiência do hormônio de crescimento; excesso de hidrocortizona, os estrógenos etc.
Fatores Genéticos
Algumas pesquisas já revelaram que se um dos pais é obeso, o filho tem 50% de chances de se tornar gordinho, e se os dois pais estão acima do peso, o risco aumenta para 100%. A criança que tem pais obesos corre o risco de se tornar obesa também porque a obesidade pode ser adquirida geneticamente.
Você já prestou atenção e que tem sempre alguém gordinho na sua turma ou entre os seus amigos do bairro?
Isso indica que a obesidade é um risco cada vez mais presente na vida dos jovens de hoje em dia, o que é muito preocupante. Você sabia que nos anos 70, a relação de brasileiros obesos entre 6 e 18 anos em condições acima do peso eram apenas 3%?
E o pior que nos últimos 30 anos o contingente de gordos aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos.
revenção é a palavra chave para evitar a obesidade. Aqui vão algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:
  • Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.
  • Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.
  • Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes
  • Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja
    orientado por um profissional. Caminhar é a melhor pedida, pois qualquer pessoa pode
  • Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é importantíssima
    no bom desempenho das funções do organismo.Principalmente para quem pratica
    atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.
A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura. Mas não se esqueça que o mais importante é estarmos de bem com nós mesmos. Ter um corpo legal depende do equilíbrio emocional e uma mente consciente.
Ivana Silva e Cássia Nunes 
 Fonte: 
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm
 

Inspire-se nos famosos que praticam pilates

A modalidade também permite deixar corpo e mente em harmonia

Se a agitação dos exercícios em uma academia não parece ser atrativa, mas perder peso e tonificar músculos faz parte da sua meta, junte-se a turma adepta do pilates. Confira os benefícios do exercício que tem a cantora Madonna, Brad Pitt, entre outras estrelas, como fiéis praticantes. 
Madonna atribui a prática regular de pilates o corpo enxuto nos seus 51 anos. "O método auxilia na obtenção de um corpo com baixa porcentagem de gordura corporal e discreta hipertrofia muscular, evidenciando a beleza física", explica Mateus Pacheco, professor do curso de Educação Física da Uninove.





Fonte: http://www.minhavida.com.br

domingo, 24 de julho de 2011

Água – A importancia de beber água

image003 Essencial para o organismo, e a vida, ela é com certeza uma das maiores aliadas da beleza e da saúde da mulher. Beber diariamente esse líquido precioso também significa ter pele brilhante, cabelo sedoso, barriga lisinha e bumbum sem celulite.
Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes para o interior das células, pelo controle da temperatura corporal e indispensável para o processo digestivo e circulatório. A falta do líquido no organismo causa a desidratação, um problema que resulta em tontura, fraqueza, dor de cabeça, fadiga e pode até levar à morte. Além de ser indispensável à saúde, a água consumida diariamente, na quantidade que o organismo precisa, garante uma pele macia e elástica, pois à medida que envelhecemos nosso corpo vai ressecando…
Segundo os especialistas, faça calor ou frio, tendo sede ou não, é preciso tomar de oito a dez copos de água por dia. Uma dica é distribuir a quantidade ao longo desse período, estabelecendo metas. Por exemplo: quatro copos (250 ml) pela manhã + quatro copos à tarde + dois à noite. Achou muita coisa? Então faça as contas: para saber qual é a quantidade ideal para você, basta multiplicar o seu peso por 35 (isso significa que é necessário ingerir 35 ml de líquidos para cada quilo de peso).”
Tem gente que não gosta de tomar água. Acha a bebida sem graça…Pode? Se você é dessas, aposte em sucos de frutas naturais , sem açúcar; e chás de ervas (camomila, hortelã, cidreira, capim-limão), evitando refrigerantes em excesso. Aquela cerveja gelada também está fora de questão, pois bebidas alcoólicas são calóricas e estimulam a perda de água pela urina. Já os isotônicos, com teor de sais minerais elevado, são indicados para atletas. Aliás, durante os exercícios, redobre a atenção: “O organismo aquece  e tenta compensar o aumento da temperatura com o suor, por isso perdemos sais minerais e vitaminas”. Para evitar problemas, beba de 250 a 500 ml de água duas horas antes de iniciar a atividade e, durante o exercício, dê pequenos goles a cada 15 minutos. Após, continue ingerindo líquidos para compensar a perda do organismo. Durante o verão, inclua mais frutas (abacaxi, melancia e laranja), verduras (alface e rúcula) e legumes (pepino e chuchu) na dieta. Esses alimentos contêm 80% de água, fibras e vitaminas.
Além de hidratar, a água é uma grande aliada nos casos de inchaços ocasionados por alterações hormonais, pois ela realiza uma drenagem natural dos tecidos, eliminando as toxinas. O resultado aparece na pele, principalmente quando se quer combater a celulite. Quando se toma água regularmente, o metabolismo fica mais rápido e é obrigado a usar suas reservas de carboidrato como combustível para dar conta do recado, o que facilita o emagrecimento.
Pesquisa feita por Fabiane Souza – Nutricionista
Fonte: http://www.borbulhando.com.br/agua-a-importancia-de-beber-agua.html

sábado, 23 de julho de 2011

Pilates – prevenção ao agravamento da escoliose

Pilates – prevenção ao agravamento da escoliose 
Imagem: Internet
O Pilates como recurso terapêutico para o portador de escoliose é viável e traz grandes benefícios. Porém, deve-se respeitar a real causa e o grau dos desvios posturais para saber se há ou não indicação deste método para cada paciente.
Escoliose é a denominação de uma deformação morfológica tridimensional, ou seja, um desvio da coluna vertebral, caracterizada pela inclinação, rotação e extensão das vértebras. É uma doença que pode se manifestar ainda na infância, na adolescência, ou começar mesmo na idade adulta. As causas são variadas e evoluem em diversos graus de lateralização e rotação vertebral.
O portador pode até não se queixar de sintomas e apenas perceber alteração na sua postura, mas é muito comum referir dores localizadas ou acompanhadas de outros sintomas associados como dormências, queimação, marcha alterada, que podem sim evoluir para sintomas mais intensos e mais difíceis de serem tratados. O mais importante a se saber, é que se trata de uma doença progressiva, e por isso, o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais.
O Pilates tem a capacidade de oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionando melhor alinhamento vertebral, reduzindo as tensões musculares e as compressões discais, devido a flexibilidade que vai sendo adquirida pelo corpo, proporcionando alívio aos pacientes com escoliose e ainda prevenindo o agravamento da doença.
O cuidado está na hora da prática. O Pilates como método de reabilitação para escoliose baseia-se no grau da lesão, na intensidade dos sintomas, nos fatores adicionais a esta lesão e na capacidade de execução dos exercícios pelo paciente. Não deve haver sobrecarga ou dor, nem durante, nem após a execução.
O ideal é fazer uma avaliação com especialista (ortopedista e fisioterapeuta), exames adicionais de imagem, como uma ressonância nuclear magnética ou radiografia, antes de sair à procura de um estúdio. Com a aprovação de um médico e a supervisão de um fisioterapeuta especializado, a prática do Pilates se torna mais segura e mais benéfica para os portadores de escoliose.
Fonte: http://diriodacarol.blogspot.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pilates para definir o corpo


Luiza Brunet, Carolina Dieckmann e Maitê Proença fazem. Angélica e Christiane Torloni também. Febre entre as famosas, a modalidade, que usa uma bola de borracha e equipamentos com mola para definir o corpo, não para de atrair adeptas. Afinal, por que cada vez mais mulheres estão apostando nessa ideia para deixar a silhueta em ordem?

Nos últimos anos, o pilates foi uma das atividades físicas que mais atraíram adeptos no mundo. Em 2001, eram 2,5 milhões de praticantes; hoje, mais de 9 milhões. Essa ascensão revela um novo conceito de saúde e bem-estar. “Cada vez mais as pessoas buscam atividades que fazem bem ao corpo e à mente, sem o ambiente competitivo da academia”, acredita Claudia Rosa, proprietária do estúdio Galeria Pilates, em São Paulo. Segundo ela, o espaço intimista típico das salas de pilates, onde as alunas não precisam se preocupar tanto com a aparência, faz com que elas prestem mais atenção em si mesmas.

A jornalista Ana Flávia Matos, 39 anos, concorda. “Pratico a modalidade há três anos e, de lá para cá, controlei o stress e a ansiedade. Faço os exercícios descalça, sentindo o movimento, e com roupas confortáveis. A atmosfera tranquila relaxa e me ajuda a progredir na técnica”, conta.

Em geral, as sessões são feitas em grupos de no máximo três pessoas, sob supervisão do professor. “Realizar os movimentos com um profissional ao lado dá mais segurança”, afirma a advogada Valéria Zago, 39 anos, que superou cólicas e enxaqueca graças ao pilates.

Fonte: http://claudia.abril.com.br

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pilates e a produção de endorfina


O Método Pilates melhora seu estado de ânimo porque coloca em circulação em seu corpo endorfina. Esta substância atua diretamente sobre o cérebro produzindo uma sensação de bem-estar e relaxamento imediato.
Ao desfrutar de atividades de lazer o cérebro libera endorfina. Ela é analgésica, melhora as defesas orgânicas ante as enfermidades, e libera saúde e vitalidade. A endorfina é um dos melhores antídotos naturais para o estresse, a ansiedade, o cansaço, a tristeza, a degeneração celular e as infecções.
Também aumenta o bem estar e alivia a dor. Apesar de que estudiosos se mostram cautelosos para apresentar uma explicação, mas se sabe que quando se realizam atividades físicas fortes o cérebro produz uma grande quantidade de endorfina.
A principal ação da endorfina é bloquear os “detectores de dor” no cérebro. Algumas vezes ela tem efeitos mais potentes que os opiáceos que estão presentes na morfina, na heroína e na codeína. Mas, a endorfina não possui os efeitos colaterais/secundários que carregam as drogas ao sistema nervoso.
A endorfina é produzida com as risadas e com a estimulação dos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Para desfrutar de algo assim, exige sua total atenção e não deves estar dividido ou desatendo, mas concentrado no “aqui e agora”. A concentração no método Pilates é fundamental para a correta realização dos exercícios e para desfrutar-se de todos os benefícios.
Sabe-se que o estresse e a ansiedade possuem padrões de reação física caracterizados pela tensão muscular, respiração acelerada e superficial. O Método Pilates equilibra a ansiedade e relaxa os músculos tensos. No Método Pilates se fazem respirações profundas e completas. Um dos melhores benefícios daqueles que desfrutam e praticam o Método Pilates é o bem-estar.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bom humor, atividade física e pensamentos positivos: ingredientes para uma vida melhor



O segredo é alcançar o equilíbrio entre o cotidiano frenético e um estilo de vida com qualidade.

Por Zenaide Castro
O dicionário a define como maneira de ser, essência, natureza. Aliando a palavra qualidade à vida, o termo pode tornar-se abrangente, como também são abrangentes as formas como isso se manifesta no dia-a-dia das pessoas. Estudos realizados pela Universidade Yale, nos Estados Unidos, concluíram o impacto que o otimismo provoca na longevidade e numa vida com mais qualidade.

A psicóloga Maria Jaqueline Gomes acredita que um dos segredos dessa tão sonhada longevidade consiste em manter viva a luz da criança interior que habita em cada um. "O bom humor, a brincadeira e o riso são ferramentas que, quando bem utilizadas, levam-nos a olhar para a vida de uma perspectiva nova e estimulante, contribuindo conseqüentemente, para uma vivência mais saudável e equilibrada", diz a psicóloga, acreditando que o bom humor e as emoções positivas fortalecem o organismo e ajudam a enfrentar a vida com ânimo.

O otimismo pode ser o fio dessa meada, mas tem sido comprovado que as atitudes do quotidiano vão definindo uma forma de viver melhor. O difícil tem sido encontrar o equilíbrio entre o corre-corre diário, a busca frenética pela sobrevivência e pela atualização profissional à prática de uma atividade física, uma caminhada no parque, o contato com a natureza, os momentos de lazer com os filhos. Afinal, qualidade de vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental.

É estar de bem com si próprio, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em equilíbrio. Na prática, isso pressupõe muitas coisas como hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer e saúde espiritual.

A professora de Ginástica com Consciência Corporal, Mirian Paiva de Morais, estudiosa do assunto vai além e opina que é necessário planejamento diário da rotina. "É preciso pensar o corpo, ter uma consciência daquilo que ele necessita para funcionar bem. Assim, esse bem estar irá afetar, de forma positiva, a mente, o espírito e o astral da pessoa". E cita a escritora Érika Verderi, segundo a qual "temos que pensar o corpo como sistema de interação onde suas partes só possuem sentido quando relacionadas umas com as outras, numa totalidade integrada cujas ações existem sempre em função do conjunto".

Viver com qualidade significa, hoje, muito mais uma filosofia de vida e difere de pessoa pra pessoa. "É muito importante que a pessoa se identifique com a atividade que deseja praticar, pois terá um resultado muito mais satisfatório", acredita Mirian, acrescentando que as boas práticas físicas estão relacionadas à qualidade de vida porque ativam o metabolismo, estimulando o prazer e o bem estar", lembrou a professora. Uma pessoa que possui uma carga diária muito intensa não pára para se perceber e perceber os outros, por isso a questão da administração do tempo torna-se tão importante, a fim de evitar o desgaste e fazer com que a vida flua mais levemente.

Na contramão dessa história, a jornalista Suzana Grossmann, que passou muito tempo dedidando-se à biodança, praticando o Budismo, a meditação e morando numa chácara, há cinco meses voltou ao competitivo mercado de trabalho e agora a sua rotina consiste em trabalhar oito horas por dia como sub-gerente de uma loja de material de construção.

As oito horas, na realidade, equivalem a dez devido ao ritmo puxado do trabalho. “Tomei essa atitude por sentir que estava fora da realidade produtiva em que vive a sociedade. Mesmo assim, estou conseguindo manter a meditação e faço massagem duas vezes por semana. A qualidade do sono também tem sido fundamental para encarar esse novo estilo de vida”, disse. 

Adote atividades que proporcionem bem estar


- Harmonize seu lar, abrindo as portas, janelas, fazendo uma limpeza no ambiente. Tire tudo do guarda-roupa e guarde apenas o que esta realmente precisando. A energia parada adoece a casa, vo e sua família;

- Coma bem e devagar, sentindo o alimento. Evite marcar negócios para a hora das refeições, pois o que está ingerindo será parte de você e uma alimentação artificial é incompatível com a sua natureza;

- Preste atenção em você. Se possue mais pensamentos negativos, você atrai pessoas que estão na mesma freqüência. Quando presta atenção no que está pensando tem maior controle sobre sua energia e sua vida. Procure pensar positivamente e incentivar o bom humor;

- Faça exercícios. Eles estimulam o fluxo de energia vital, gerando um melhor condicionamento físico e uma ótima sensação de bem-estar. A pratica de exercícios é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente;

- Descubra seus dons e talentos e coloque-os em prática. A sua saúde física e emocional depende muito disso. Pessoas que não utilizam esta energia criativa bloqueiam o seu fluxo energético e adoecem física e emocionalmente. Esse é um bom caminho para encontrar equilíbrio e crescimento;

- Faça meditação, que é uma ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Ao meditar a pessoa descobre o que é ou não importante para sua vida e torna-se mais segura e objetiva. A meditação cura o corpo, melhora a memória e a concentração, desperta a intuição e a percepção. A forma de meditar é particular. O melhor é buscar um livro ou um mestre que possa lhe ajudar;

- Harmonize-se com a natureza. Uma vez por mês, faça uma visita à mãe natureza. Ela purifica as células e acalma o espírito. O mar neutraliza as energias negativas, as cachoeiras ativam a vida celular e o verde ativa o processo de auto-cura, tanto física como emocional.

* Matéria publicada no jornal Nasemana - Edição 28 - De 4 a 10 de