sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prática de pilates e as mulheres

O método Pilates pode ser adaptado para melhorar o condicionamento físico geral em qualquer estágio da vida da mulher. Desde a infância, passando pela adolescência, na gestação, no pós-parto, na menopausa e na pós-menopausa, a prática do Pilates pode ajudar a manter o corpo condicionado, forte e saudável, melhorando seu bem-estar e fortalecendo o sistema imunológico.

Pilates ainda ajuda a tratar e prevenir uma série de distúrbios que acometem freqüentemente as mulheres em diferentes fases da vida: na infância e adolescência promove o auto-conhecimento, fortalecendo o corpo e educando-o com bons hábitos posturais, prevenindo as dores de crescimento e todos os males ortopédicos que a má postura pode provocar. Na juventude e idade adulta equilibra corpo, mente e espírito, mantendo o condicionamento físico, melhorando a circulação sanguínea, fortalecendo e alongando o corpo de maneira equilibrada e desenvolvendo músculos fortes e bem definidos.

A prática do Pilates fortalece a musculatura profunda e superficial do abdome, que além de manter a boa postura e promover o adequado posicionamento e funcionamento dos órgãos internos, afina a silhueta proporcionando uma aparência esguia e elegante.


Na idade adulta, na menopausa e pós-menopausa, ajuda a mulher a combater o estresse e a amenizar os sintomas da variação hormonal como: a TPM, as enxaquecas e retenção de líquidos; e ainda a prevenir e tratar de doenças como a osteoporose e a incontinência urinária, entre outras.

Até no período gestacional, o Pilates pode ser praticado de maneira modificada para aliviar as dores e sobrecargas causadas pelo aumento de peso, preparando a mãe para um parto mais tranqüilo e ajudando também na rápida recuperação no pós-parto.

Para as corredoras, Pilates traz ainda outros benefícios. Por ser uma atividade de baixo impacto nas articulações, cujo objetivo é promover o equilíbrio no desenvolvimento da musculatura de todo o corpo aumentando tanto a força muscular quanto o alongamento, é capaz de equilibrar esforços exagerados e repetitivos em determinadas musculaturas mais solicitadas durante a corrida, preservando suas estruturas e recuperando-as mais rapidamente desses esforços, fortalecendo-as e prevenindo lesões.

O trabalho da respiração completa durante a execução dos exercícios do método, aumenta a oxigenação sanguínea, fator revelante para a performance atlética.

O aumento da consciência corporal e da propriocepção, o correto alinhamento de membros inferiores e o fortalecimento da musculatura abdominal profunda, permitem a aquisição de uma boa postura, economia de movimentos, melhora da coordenação e maior resistência ao esforço.

E também, para quem precisa desenvolver flexibilidade e força sem criar músculos volumosos, aumentar a capacidade de concentração e equilíbrio para evitar contusões e aperfeiçoar seu desempenho, a prática de Pilates pode ser a escolha perfeita. Além dos benefícios atléticos, Pilates ajuda na aquisição de uma boa aparência, o que nos dá confiança e aumenta a auto-estima em qualquer fase da vida.

Pode ser praticado inclusive na ocorrência de lesões, pois sua grande adaptabilidade e variedade de aparelhos permitem isolar a parte lesionada e continuar exercitando todo o corpo até a recuperação total.

A filosofia do método é simples: Joseph Pilates acreditava já na década de 20, que para viver bem é preciso cuidar tanto do corpo e da mente como do espírito, por meio de exercícios executados de forma a respeitar a biomecânica do corpo, desenvolvendo-o de maneira equilibrada desafiadora e prazerosa, procurando ter um estilo de vida saudável.

Seu sistema de exercícios deve ser praticado com regularidade, com baixo número de repetições, porém com alto grau de controle e precisão, aumentando progressivamente a dificuldade de realização tanto para não criar sobrecargas e lesões como para condicionar o corpo de forma segura e duradoura.

Ele dizia que, por meio da prática de seu método, as pessoas podiam recuperar a harmonia e o equilíbrio do corpo, além de paz e serenidade na mente.

A recuperação dessa vitalidade traria as pessoas "de volta à vida" (como ele explica detalhadamente em seu livro Return to life de 1945), obtendo um corpo capaz de suportar o estresse da vida moderna e ainda ter reservas suficientes para desfrutar dos momentos de lazer com a família e os amigos.

Não é difícil entender porque desde sua época, tantas mulheres aderiram ao seu método e continuam fieis à sua prática na atualidade: exercitar-se de maneira segura, eficiente e prazerosa - e ainda melhorar a qualidade de vida em todas as fases da vida - não é tudo que a gente precisa?

Autora: Cristina Abrami

Fonte: 
http://www.guiademulher.com.br/ver_noticias.php?cid=pratica-de-pilates-e-as-mulheres-1

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atividade Física na Terceira Idade

só traz benefícios!

Atividade Física na Terceira Idade
A prática de atividade física na terceira idade está se tornando um fenômeno cada vez mais comum. Isso porque praticar atividade física melhora a qualidade de vida das pessoas em idade avançada.
Segundo estudos, o aumento da resistência e da força muscular são alguns dos benefícios da prática de atividade física, pois pode trazer resposta muscular rápida e eficiente. Por isso centros especializados em reumatologia estão investindo em espaços destinados ao condicionamento físico e exercícios físicos para na terceira idade.
Algumas mudanças são comuns com o envelhecimento, como o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular e diminuição da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, aproximadamente 5% de quedas que acometem idosos levam a fraturas, sendo que as mulheres fraturam mais que os homens. Quando não ocorre fratura, a dor e a redução dos movimentos podem causar isolamento pela diminuição da autoestima, tanto pela queda quanto pelo aumento da dependência.

Os benefícios de exercícios físicos na terceira idade são vários

Senhor correndo
Praticar exercícios na terceira idade ajuda a combater a obesidade, pode evitar e retardar o surgimento de diabetes, melhorar a capacidade aeróbica e reduzir a perda da massa óssea (osteoporose), inclusive recuperá-las em alguns casos. Junto a isso, músculos e ossos fortes diminuem os riscos de quedas e de fraturas de fêmur e de quadril, tão temidas após os sessenta anos.
Segundo Evelin Goldemberg, doutora em reumatologia da Escola Paulista de medicina em São Paulo (UNIFESP), o fortalecimento muscular reduz dores existentes provenientes de doenças como artrite, tendinite, bursite, artrose (bico de papagaio) e problemas de coluna.

Por um envelhecimento saudável

grupo de terceira idade fazendo exercício
Há cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Podemos acrescentar que melhora a coordenação motora, o equilíbrio, o ganho de flexibilidade, a velocidade ao andar, diminui o risco de doenças cardiovasculares, promove melhor controle do diabetes e sensação de bem estar.

Dados científicos relacionam longevidade a exercícios físicos na terceira idade

Exercício terceira idade
Segundo dados científicos a participação em um programa de exercícios físicos na terceira idade leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante: reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação à aposentadoria.
A qualidade de vida na terceira idade é aliada principal para ter longevidade e a prática de atividade física resgata características de saúde juvenil para população de idade avançada, isto tem um valor inestimável. Portanto todo idoso deve procurar um programa de atividade física de acordo com suas características e restrições, se possível, acompanhado de um profissional gabaritado.

Fonte:
http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/atividade-fisica-na-terceira-idade.aspx

terça-feira, 26 de julho de 2011

Obesidade Infantil e na Adolescência

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.
Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.
As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.
Consumo demasiado de alimentos gordurosos
Como exemplo podemos citar os famosos sanduíches (hambúrguer, misto-quente, cheesburguer etc.) que as mamães adoram preparar para o lanche dos seus filhos, as batatas fritas, os bife passados na manteiga são os verdadeiros vilãs da alimentação infantil, vindo de encontro ao pessoal da equipe de saúde que condenam estes alimentos expondo os perigos da má alimentação aos pais onde alguns ainda pensam que criança saudável é criança gorda. As crianças costumam também a imitar os pais em tudo que eles fazem, assim sendo se os pais tem hábitos alimentares errados, acaba induzindo seus filhos a se alimentarem do mesmo jeito.
Falta de atividades físicas
A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido a violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.
Ansiedade
Não são apenas os adultos que sofrem de ansiedade provocados pelo stress do dia a dia. Os jovens também são alvos deste sintoma, causados, por exemplo, por preocupações em semanas de prova na escola ou pela tensão do vestibular, entre outros. A ansiedade os faz comer mais.É como se fosse uma comilança compulsiva, sem fome.
Psiquiatras afirmam que por trás de um obeso sempre poderá existir um problema psicológico, agravando-se devido a nossa cultura onde a sociedade exclui os gordinhos de várias brincadeiras devido a sua situação. Isso só leva a criança ou adolescente a piorar porque quase sempre são tímidas e sentem-se envergonhadas, acabam se isolando e fazendo da alimentação uma “fuga” da realidade, isto é, quanto mais rejeitado, mais ansiosos mais comem.
Depressão
Pessoas com sintomas de depressão, sofrem alterações no apetite podendo emagrecer ou engordar. Algumas pesquisas comprovaram que a pessoa deprimida, geralmente não pratica atividades físicas e come mais doces, principalmente, o chocolate.
Fatores hormonais
A obesidade pode ainda ter correlação com variações hormonais tais como: excesso de insulina; deficiência do hormônio de crescimento; excesso de hidrocortizona, os estrógenos etc.
Fatores Genéticos
Algumas pesquisas já revelaram que se um dos pais é obeso, o filho tem 50% de chances de se tornar gordinho, e se os dois pais estão acima do peso, o risco aumenta para 100%. A criança que tem pais obesos corre o risco de se tornar obesa também porque a obesidade pode ser adquirida geneticamente.
Você já prestou atenção e que tem sempre alguém gordinho na sua turma ou entre os seus amigos do bairro?
Isso indica que a obesidade é um risco cada vez mais presente na vida dos jovens de hoje em dia, o que é muito preocupante. Você sabia que nos anos 70, a relação de brasileiros obesos entre 6 e 18 anos em condições acima do peso eram apenas 3%?
E o pior que nos últimos 30 anos o contingente de gordos aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos.
revenção é a palavra chave para evitar a obesidade. Aqui vão algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:
  • Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.
  • Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.
  • Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes
  • Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja
    orientado por um profissional. Caminhar é a melhor pedida, pois qualquer pessoa pode
  • Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é importantíssima
    no bom desempenho das funções do organismo.Principalmente para quem pratica
    atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.
A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura. Mas não se esqueça que o mais importante é estarmos de bem com nós mesmos. Ter um corpo legal depende do equilíbrio emocional e uma mente consciente.
Ivana Silva e Cássia Nunes 
 Fonte: 
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm
 

Inspire-se nos famosos que praticam pilates

A modalidade também permite deixar corpo e mente em harmonia

Se a agitação dos exercícios em uma academia não parece ser atrativa, mas perder peso e tonificar músculos faz parte da sua meta, junte-se a turma adepta do pilates. Confira os benefícios do exercício que tem a cantora Madonna, Brad Pitt, entre outras estrelas, como fiéis praticantes. 
Madonna atribui a prática regular de pilates o corpo enxuto nos seus 51 anos. "O método auxilia na obtenção de um corpo com baixa porcentagem de gordura corporal e discreta hipertrofia muscular, evidenciando a beleza física", explica Mateus Pacheco, professor do curso de Educação Física da Uninove.





Fonte: http://www.minhavida.com.br

domingo, 24 de julho de 2011

Água – A importancia de beber água

image003 Essencial para o organismo, e a vida, ela é com certeza uma das maiores aliadas da beleza e da saúde da mulher. Beber diariamente esse líquido precioso também significa ter pele brilhante, cabelo sedoso, barriga lisinha e bumbum sem celulite.
Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes para o interior das células, pelo controle da temperatura corporal e indispensável para o processo digestivo e circulatório. A falta do líquido no organismo causa a desidratação, um problema que resulta em tontura, fraqueza, dor de cabeça, fadiga e pode até levar à morte. Além de ser indispensável à saúde, a água consumida diariamente, na quantidade que o organismo precisa, garante uma pele macia e elástica, pois à medida que envelhecemos nosso corpo vai ressecando…
Segundo os especialistas, faça calor ou frio, tendo sede ou não, é preciso tomar de oito a dez copos de água por dia. Uma dica é distribuir a quantidade ao longo desse período, estabelecendo metas. Por exemplo: quatro copos (250 ml) pela manhã + quatro copos à tarde + dois à noite. Achou muita coisa? Então faça as contas: para saber qual é a quantidade ideal para você, basta multiplicar o seu peso por 35 (isso significa que é necessário ingerir 35 ml de líquidos para cada quilo de peso).”
Tem gente que não gosta de tomar água. Acha a bebida sem graça…Pode? Se você é dessas, aposte em sucos de frutas naturais , sem açúcar; e chás de ervas (camomila, hortelã, cidreira, capim-limão), evitando refrigerantes em excesso. Aquela cerveja gelada também está fora de questão, pois bebidas alcoólicas são calóricas e estimulam a perda de água pela urina. Já os isotônicos, com teor de sais minerais elevado, são indicados para atletas. Aliás, durante os exercícios, redobre a atenção: “O organismo aquece  e tenta compensar o aumento da temperatura com o suor, por isso perdemos sais minerais e vitaminas”. Para evitar problemas, beba de 250 a 500 ml de água duas horas antes de iniciar a atividade e, durante o exercício, dê pequenos goles a cada 15 minutos. Após, continue ingerindo líquidos para compensar a perda do organismo. Durante o verão, inclua mais frutas (abacaxi, melancia e laranja), verduras (alface e rúcula) e legumes (pepino e chuchu) na dieta. Esses alimentos contêm 80% de água, fibras e vitaminas.
Além de hidratar, a água é uma grande aliada nos casos de inchaços ocasionados por alterações hormonais, pois ela realiza uma drenagem natural dos tecidos, eliminando as toxinas. O resultado aparece na pele, principalmente quando se quer combater a celulite. Quando se toma água regularmente, o metabolismo fica mais rápido e é obrigado a usar suas reservas de carboidrato como combustível para dar conta do recado, o que facilita o emagrecimento.
Pesquisa feita por Fabiane Souza – Nutricionista
Fonte: http://www.borbulhando.com.br/agua-a-importancia-de-beber-agua.html

sábado, 23 de julho de 2011

Pilates – prevenção ao agravamento da escoliose

Pilates – prevenção ao agravamento da escoliose 
Imagem: Internet
O Pilates como recurso terapêutico para o portador de escoliose é viável e traz grandes benefícios. Porém, deve-se respeitar a real causa e o grau dos desvios posturais para saber se há ou não indicação deste método para cada paciente.
Escoliose é a denominação de uma deformação morfológica tridimensional, ou seja, um desvio da coluna vertebral, caracterizada pela inclinação, rotação e extensão das vértebras. É uma doença que pode se manifestar ainda na infância, na adolescência, ou começar mesmo na idade adulta. As causas são variadas e evoluem em diversos graus de lateralização e rotação vertebral.
O portador pode até não se queixar de sintomas e apenas perceber alteração na sua postura, mas é muito comum referir dores localizadas ou acompanhadas de outros sintomas associados como dormências, queimação, marcha alterada, que podem sim evoluir para sintomas mais intensos e mais difíceis de serem tratados. O mais importante a se saber, é que se trata de uma doença progressiva, e por isso, o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais.
O Pilates tem a capacidade de oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionando melhor alinhamento vertebral, reduzindo as tensões musculares e as compressões discais, devido a flexibilidade que vai sendo adquirida pelo corpo, proporcionando alívio aos pacientes com escoliose e ainda prevenindo o agravamento da doença.
O cuidado está na hora da prática. O Pilates como método de reabilitação para escoliose baseia-se no grau da lesão, na intensidade dos sintomas, nos fatores adicionais a esta lesão e na capacidade de execução dos exercícios pelo paciente. Não deve haver sobrecarga ou dor, nem durante, nem após a execução.
O ideal é fazer uma avaliação com especialista (ortopedista e fisioterapeuta), exames adicionais de imagem, como uma ressonância nuclear magnética ou radiografia, antes de sair à procura de um estúdio. Com a aprovação de um médico e a supervisão de um fisioterapeuta especializado, a prática do Pilates se torna mais segura e mais benéfica para os portadores de escoliose.
Fonte: http://diriodacarol.blogspot.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pilates para definir o corpo


Luiza Brunet, Carolina Dieckmann e Maitê Proença fazem. Angélica e Christiane Torloni também. Febre entre as famosas, a modalidade, que usa uma bola de borracha e equipamentos com mola para definir o corpo, não para de atrair adeptas. Afinal, por que cada vez mais mulheres estão apostando nessa ideia para deixar a silhueta em ordem?

Nos últimos anos, o pilates foi uma das atividades físicas que mais atraíram adeptos no mundo. Em 2001, eram 2,5 milhões de praticantes; hoje, mais de 9 milhões. Essa ascensão revela um novo conceito de saúde e bem-estar. “Cada vez mais as pessoas buscam atividades que fazem bem ao corpo e à mente, sem o ambiente competitivo da academia”, acredita Claudia Rosa, proprietária do estúdio Galeria Pilates, em São Paulo. Segundo ela, o espaço intimista típico das salas de pilates, onde as alunas não precisam se preocupar tanto com a aparência, faz com que elas prestem mais atenção em si mesmas.

A jornalista Ana Flávia Matos, 39 anos, concorda. “Pratico a modalidade há três anos e, de lá para cá, controlei o stress e a ansiedade. Faço os exercícios descalça, sentindo o movimento, e com roupas confortáveis. A atmosfera tranquila relaxa e me ajuda a progredir na técnica”, conta.

Em geral, as sessões são feitas em grupos de no máximo três pessoas, sob supervisão do professor. “Realizar os movimentos com um profissional ao lado dá mais segurança”, afirma a advogada Valéria Zago, 39 anos, que superou cólicas e enxaqueca graças ao pilates.

Fonte: http://claudia.abril.com.br

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pilates e a produção de endorfina


O Método Pilates melhora seu estado de ânimo porque coloca em circulação em seu corpo endorfina. Esta substância atua diretamente sobre o cérebro produzindo uma sensação de bem-estar e relaxamento imediato.
Ao desfrutar de atividades de lazer o cérebro libera endorfina. Ela é analgésica, melhora as defesas orgânicas ante as enfermidades, e libera saúde e vitalidade. A endorfina é um dos melhores antídotos naturais para o estresse, a ansiedade, o cansaço, a tristeza, a degeneração celular e as infecções.
Também aumenta o bem estar e alivia a dor. Apesar de que estudiosos se mostram cautelosos para apresentar uma explicação, mas se sabe que quando se realizam atividades físicas fortes o cérebro produz uma grande quantidade de endorfina.
A principal ação da endorfina é bloquear os “detectores de dor” no cérebro. Algumas vezes ela tem efeitos mais potentes que os opiáceos que estão presentes na morfina, na heroína e na codeína. Mas, a endorfina não possui os efeitos colaterais/secundários que carregam as drogas ao sistema nervoso.
A endorfina é produzida com as risadas e com a estimulação dos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Para desfrutar de algo assim, exige sua total atenção e não deves estar dividido ou desatendo, mas concentrado no “aqui e agora”. A concentração no método Pilates é fundamental para a correta realização dos exercícios e para desfrutar-se de todos os benefícios.
Sabe-se que o estresse e a ansiedade possuem padrões de reação física caracterizados pela tensão muscular, respiração acelerada e superficial. O Método Pilates equilibra a ansiedade e relaxa os músculos tensos. No Método Pilates se fazem respirações profundas e completas. Um dos melhores benefícios daqueles que desfrutam e praticam o Método Pilates é o bem-estar.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bom humor, atividade física e pensamentos positivos: ingredientes para uma vida melhor



O segredo é alcançar o equilíbrio entre o cotidiano frenético e um estilo de vida com qualidade.

Por Zenaide Castro
O dicionário a define como maneira de ser, essência, natureza. Aliando a palavra qualidade à vida, o termo pode tornar-se abrangente, como também são abrangentes as formas como isso se manifesta no dia-a-dia das pessoas. Estudos realizados pela Universidade Yale, nos Estados Unidos, concluíram o impacto que o otimismo provoca na longevidade e numa vida com mais qualidade.

A psicóloga Maria Jaqueline Gomes acredita que um dos segredos dessa tão sonhada longevidade consiste em manter viva a luz da criança interior que habita em cada um. "O bom humor, a brincadeira e o riso são ferramentas que, quando bem utilizadas, levam-nos a olhar para a vida de uma perspectiva nova e estimulante, contribuindo conseqüentemente, para uma vivência mais saudável e equilibrada", diz a psicóloga, acreditando que o bom humor e as emoções positivas fortalecem o organismo e ajudam a enfrentar a vida com ânimo.

O otimismo pode ser o fio dessa meada, mas tem sido comprovado que as atitudes do quotidiano vão definindo uma forma de viver melhor. O difícil tem sido encontrar o equilíbrio entre o corre-corre diário, a busca frenética pela sobrevivência e pela atualização profissional à prática de uma atividade física, uma caminhada no parque, o contato com a natureza, os momentos de lazer com os filhos. Afinal, qualidade de vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental.

É estar de bem com si próprio, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em equilíbrio. Na prática, isso pressupõe muitas coisas como hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer e saúde espiritual.

A professora de Ginástica com Consciência Corporal, Mirian Paiva de Morais, estudiosa do assunto vai além e opina que é necessário planejamento diário da rotina. "É preciso pensar o corpo, ter uma consciência daquilo que ele necessita para funcionar bem. Assim, esse bem estar irá afetar, de forma positiva, a mente, o espírito e o astral da pessoa". E cita a escritora Érika Verderi, segundo a qual "temos que pensar o corpo como sistema de interação onde suas partes só possuem sentido quando relacionadas umas com as outras, numa totalidade integrada cujas ações existem sempre em função do conjunto".

Viver com qualidade significa, hoje, muito mais uma filosofia de vida e difere de pessoa pra pessoa. "É muito importante que a pessoa se identifique com a atividade que deseja praticar, pois terá um resultado muito mais satisfatório", acredita Mirian, acrescentando que as boas práticas físicas estão relacionadas à qualidade de vida porque ativam o metabolismo, estimulando o prazer e o bem estar", lembrou a professora. Uma pessoa que possui uma carga diária muito intensa não pára para se perceber e perceber os outros, por isso a questão da administração do tempo torna-se tão importante, a fim de evitar o desgaste e fazer com que a vida flua mais levemente.

Na contramão dessa história, a jornalista Suzana Grossmann, que passou muito tempo dedidando-se à biodança, praticando o Budismo, a meditação e morando numa chácara, há cinco meses voltou ao competitivo mercado de trabalho e agora a sua rotina consiste em trabalhar oito horas por dia como sub-gerente de uma loja de material de construção.

As oito horas, na realidade, equivalem a dez devido ao ritmo puxado do trabalho. “Tomei essa atitude por sentir que estava fora da realidade produtiva em que vive a sociedade. Mesmo assim, estou conseguindo manter a meditação e faço massagem duas vezes por semana. A qualidade do sono também tem sido fundamental para encarar esse novo estilo de vida”, disse. 

Adote atividades que proporcionem bem estar


- Harmonize seu lar, abrindo as portas, janelas, fazendo uma limpeza no ambiente. Tire tudo do guarda-roupa e guarde apenas o que esta realmente precisando. A energia parada adoece a casa, vo e sua família;

- Coma bem e devagar, sentindo o alimento. Evite marcar negócios para a hora das refeições, pois o que está ingerindo será parte de você e uma alimentação artificial é incompatível com a sua natureza;

- Preste atenção em você. Se possue mais pensamentos negativos, você atrai pessoas que estão na mesma freqüência. Quando presta atenção no que está pensando tem maior controle sobre sua energia e sua vida. Procure pensar positivamente e incentivar o bom humor;

- Faça exercícios. Eles estimulam o fluxo de energia vital, gerando um melhor condicionamento físico e uma ótima sensação de bem-estar. A pratica de exercícios é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente;

- Descubra seus dons e talentos e coloque-os em prática. A sua saúde física e emocional depende muito disso. Pessoas que não utilizam esta energia criativa bloqueiam o seu fluxo energético e adoecem física e emocionalmente. Esse é um bom caminho para encontrar equilíbrio e crescimento;

- Faça meditação, que é uma ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual. Ao meditar a pessoa descobre o que é ou não importante para sua vida e torna-se mais segura e objetiva. A meditação cura o corpo, melhora a memória e a concentração, desperta a intuição e a percepção. A forma de meditar é particular. O melhor é buscar um livro ou um mestre que possa lhe ajudar;

- Harmonize-se com a natureza. Uma vez por mês, faça uma visita à mãe natureza. Ela purifica as células e acalma o espírito. O mar neutraliza as energias negativas, as cachoeiras ativam a vida celular e o verde ativa o processo de auto-cura, tanto física como emocional.

* Matéria publicada no jornal Nasemana - Edição 28 - De 4 a 10 de

terça-feira, 12 de julho de 2011

Você sabe o que é Iso-stretching?



O método Iso-stretching é de origem francesa e vem sendo aplicado no Brasil desde 1994.
O Iso-stretching consiste em uma ginástica terapêutica composta por exercícios que permitem simultaneamente alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares.
Os exercícios são posturais, globais e eretos.
Posturais, porque a maioria dos exercícios são executados dentro de uma posição vertebral correta;
Globais, porque o corpo todo trabalha a cada exercício, principalmente a coluna vertebral, região pouco trabalhada nas diversas atividades físicas e que é, no entanto, a causa da maioria dos nossos males;
Eretos, porque solicita a coluna vertebral em autoengrandecimento, trabalhando inclusive a musculatura mais profunda da coluna.
Por que fazer o iso-stretching?
A técnica ajuda a aumentar a força muscular e como não tem impactos, não causa lesões musculares. Recomendado para todas as idades e tipos físicos, pois a força das contrações isométricas do alongamento é controlada e estabelecida de acordo com a potência muscular de cada um, a pessoa trabalha dentro do que o seu corpo suporta.
Realiza-se um trabalho de conscientização corporal, em que o indivíduo passa a conhecer seus próprios limites. As posturas são feitas com o paciente sentado, deitado e em pé, trabalhando a respiração simultaneamente.
Praticada duas ou três vezes por semana e acompanhada pelo fisioterapeuta capacitado para ministrá-la produz em pouco tempo uma melhora na flexibilidade da musculatura.
Nas sessões de iso-stretching, o ideal é utilizar roupas para ginástica ou aquelas que não atrapalham o movimento. As sessões podem ser individuais ou em grupos, o número de pessoas varia de acordo com cada profissional. Isso porque enquanto o aluno desenvolve o exercício, o fisioterapeuta vai orientando e corrigindo cada um.
Benefícios
  • Possibilita correção da postura;
  • Melhora a flexibilidade/elasticidade e o alongamento da musculatura;
  • Fortalece isometricamente a musculatura;
  • Evita a incontinência urinária;
  • Melhora condição física;
  • Aumenta a conscientização corporal;
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática;
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminui as tensões musculares,promovendo bem-estar e qualidade de vida.
Indicação
  • Melhora da postura corporal;
  • Encurtamentos musculares;
  • Aquisição de uma boa forma física.
  • Além disso, com o iso-stretching o corpo irá recuperar a consciência das posições corretas da coluna. As más posturas desenvolvidas durante o dia, além de problemas na coluna vertebral como, uma escoliose, por exemplo, dores no quadril, entre outras, podem acarretar dores de cabeça e dor na região do pescoço. Fonte: IGF

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pilates: o coração agradece!


Aulas de Pilates atuam na prevenção e recuperação de pacientes que passaram por cirurgias cardíacas e incentivam mudança de estilo de vida.
Os pacientes submetidos a cirurgias no coração ou acometidos por evento coronariano agudo possuem um programa especial de pilates para ajudar na recuperação ou mesmo prevenção de doenças cardiovasculares. Baseada em um programa de condicionamento físico e mental utilizado no Chelsfield Hospital, na Inglaterra, a fisioterapeuta Paula Cristina Manzano Puzzi deu início ao cardiopilates em Ribeirão Preto, São Paulo. “O exercício físico regular e moderado reduz o risco de morte por problemas cardíacos de 20% a 25% e diminui substancialmente a gravidade de deficiências associadas a cardiopatias e outras doenças crônicas”, explica a fisioterapeuta.
Com exercícios leves e moderados feitos no solo ou com equipamentos apropriados, o método recorre às atividades que atentam para a respiração e baixo número de repetições, identificando e controlando os fatores de risco cardíaco e incentivando a adoção de alternativas para mudanças no estilo de vida.
Entre os benefícios, estão a melhora da capacidade funcional e cardiorespiratória, melhora da recuperação cardíaca (diminuindo a reincidência de novos eventos em repouso ou durante exercício físico progressivo), fortalecimento muscular e reeducação postural.
De acordo com Paula, o início imediato do exercício físico logo após alta hospitalar representa um estímulo ao paciente para aderir ao controle dos fatores de risco e modificar mais eficientemente o seu estilo de vida. “Outro fator importante é reintegração precoce do paciente ao meio social, familiar e de trabalho, com a redução do tempo de improdutividade e da preocupação de seus familiares em protegê-lo de qualquer tipo de esforço”, observa a fisioterapeuta.
Segundo o cardiologista Vladimir Miguel, da Spirale, além de trabalhar equilíbrio e postura, o pilates atua como uma terapia e um estabilizador emocional. “A relação íntima entre professores e alunos ajuda a mudar o estilo de vida dessas pessoas. Como exercício, o pilates complementa as atividades aeróbicas, com a vantagem de não causar lesões e reabilitar”, afirma Dr. Vladimir.
O programa  conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico cardiologista, ortopedista, fisioterapeuta e nutricionista. As aulas seguem uma criteriosa avaliação, prescrição e orientação individualizada de um programa de condicionamento físico, visando o aumento da capacidade física, resistência muscular, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
As sessões duram 50 minutos e são feitas duas vezes por semana, em grupos de, no máximo, quatro pessoas. “Sempre com controle individual de frequencia cardíaca e carga de trabalho”, detalha Paula. Os exercícios seguem uma progressão, de acordo com a evolução do paciente, que é reavaliado a cada três meses: fase iniciante, fase intermediária e avançada.
Autor: Maria Luiza Mattos
Fonte: http://www.revistapilates.com.br/2009/12/02/pilates-o-coracao-agradece/http://www.revistapilates.com.br/2009/12/02/pilates-o-coracao-agradece/

domingo, 10 de julho de 2011

O Método Pilates e a Prevenção de Fraturas Osteoporóticas

Sendo o Método Pilates uma proposta de atividade física com finalidades terapêuticas, utiliza-se para a prevenção e/ou tratamento de diversas patologias osteo-mio-articulares (Pires & Sá, 2005) como a osteoartrite (Yakut et alli, 2005) e até mesmo em gestantes (Balogh, 2005). No caso específico da prevenção de fraturas osteoporóticas, o pilates pode ser indicado por promover o aumento da força muscular, o ganho de flexibilidade, a melhora da coordenação motora, do equilíbrio, da postura, propriocepção e da respiração.
O ganho de força muscular é conquistado através de exercícios resistidos por cargas externas, que podem ser a gravidade, o peso do próprio corpo, as molas dos aparelhos ou as bolas Bobath, solicitados de acordo com a realidade de cada cliente. O aumento da força auxilia na remodelação óssea, através do estímulo mecânico que a contração muscular imprime aos ossos, promovendo a proteção destes. O fortalecimento, assim como em qualquer modalidade esportiva, é conquistado gradativamente.
O alongamento gradativo dos músculos conquistado com o método promove a diminuição de encurtamentos e tensões musculares localizadas, os quais podem ser responsáveis por alterações posturais significativa e deixar estruturas ósseas mais suscetíveis à forca mecânica. Além disso, o alongamento bem orientado auxilia no reequilíbrio muscular entre os grupos agonistas e antagonistas (Aparício & Perez, 2005).
O estímulo à coordenação motora é constante durante a realização dos exercícios do Método Pilates. Ela é conquistada através da precisão dos movimentos e dos recursos utilizados durante o exercício. O manuseio das molas e bolas, realização de exercícios unilaterais, bilaterais e alternados, exige que o praticante demonstre domínio e, dessa forma, obtem-se trabalhos coordenados (Lange et al, 2000).
O manuseio destes equipamentos também impõe ao praticante a necessidade de equilíbrio corporal para a manutenção das posturas em que os exercícios devem ser realizados. Logo, o equilíbrio se torna um dos grandes objetivos do método e um de seus diferenciais (Pires & Sá, 2005).
O alongamento axial promovido pelo pilates é importante na prevenção das microfraturas das vértebras, principalmente das torácicas que são as mais acometidas, por diminuir a compressão exercida entre uma vértebra e sua adjacente.
Pela ênfase dada ao trabalho respiratório durante a realização de cada um dos exercícios, o pilates promove a reeducação da respiração e, dessa forma, reduz a tensão e o gasto de energia dos músculos envolvidos no processo respiratório.
Somando-se todos os objetivos almejados pelo pilates, obtem-se o que se caracteriza como uma das filosofias do método, que é a melhora da consciência corporal, isto é, o autoconhecimento, fundamental para a realização de cada um dos movimentos do corpo. Pilates valoriza muito a interação do corpo e da mente para que haja perfeita harmonia e menor gasto de energia durante a realização das atividades da vida diária (Aparício & Perez, 2005).
Sabe-se que toda e qualquer atividade física deve ser adaptada para atender as necessidades do indivíduo com osteoporose e possibilidade de fratura (Forwood, 2000). Com o pilates, deve ser da mesma forma.. Cabe ao instrutor de pilates ter conhecimento a respeito da osteoporose, para que seja possível adaptar os exercícios a necessidade de cada um (Betz, 2005).
A adaptação dos exercícios é feita com base na avaliação física do indivíduo e em seu potencial risco de fratura. Assim é possível determinar a intensidade, freqüência e tipo de exercícios a serem realizados (Betz, 2005).
Portanto, tendo como precauções basicamente as mesmas de outras modalidades esportivas, o pilates pode ser realizado por indivíduos osteoporóticos, como forma de auxílio a prevenção de quedas e melhora da saúde geral.

Fonte:
http://www.revistapilates.com.br/2008/03/20/o-metodo-pilates-e-a-prevencao-de-fraturas-osteoporoticas/

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pilates X Diabetes

Pilates x Diabetes Imagem: Internet
Pilates desenvolve um Papel importante na prevenção e controle da Diabetes Mellitus, já que ajuda a controlar o peso e diminuir o nível de açúcar no sangue.
A diabetes é uma desordem do metabolismo, o processo que converte o alimento que ingerimos em energia. Durante a digestão os carboidratos são absorvidos pelo corpo em forma de glicose. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é o fator mais importante neste processo. O diabético não produz a quantidade necessária de insulina, por outro lado, a glicose em vez de transformar-se em energia se acumula no sangue ocasionando graves problemas.
Para o diabético é importante fazer exercícios, no entanto, deve cuidar da intensidade e do tipo de exercícios que realiza. A pessoa com diabetes deve ser avaliada de forma adequada antes de entrar em qualquer exercício físico. O exercício sem supervisão pode ter efeitos negativos, por exemplo, levantar peso demais aumenta a pressão nos vasos sanguíneos dos olhos. Da mesma forma outras pessoas podem ter problemas com os nervos dos pés ou das pernas, e estão suscetíveis a lesões.
Pilates é recomendado especialmente para pessoas cujo a saúde não permite praticar esportes e atividades fortes e com risco de gerar lesões. Pilates não requer grande força física nem de longas horas de exercício, e é de baixo impacto.
Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos ajudam a melhorar os níveis de glicose no sangue. No exercício aeróbico, o primeiro elemento que se consome é a glicose já convertida. No exercício enaeróbico (PILATES), é feita a queima de carboidratos (antes de ser convertido em glicose) e gordura mais rápido aumentando o gasto das calorias, ou seja, ajudam a melhorar a combustão da glicose e isto muda a maneira com que o corpo reage a insulina, aumentando a sensibilidade do corpo ao mesmo.
Os altos níveis dos hormônios provenientes da tensão aumentam o nível de açúcar no sangue. O Pilates pelo contrário pode ajudar a melhorar sua saúde baixando o nível de estresse.
Pilates reduz o risco de problemas do coração que é um dos sintomas freqüentes das pessoas que tem diabetes. Melhora a circulação arterial, prevenindo de problemas cardíacos, a função intestinal, a circulação nos membros inferiores, reduzindo o mau colesterol e elevando o bom, mantendo os ossos fortes, reduzindo o risco de quedas, aumenta a energia e ajuda a manter a estabilidade emocional.
O Pilates pode ser um elemento importante no controle de diabetes. No entanto, o diabético deve cuidar de sua alimentação e seguir rigorosamente as recomendações médicas.
Fonte: planetapilates.com

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pilates e terceira idade

Pilates e terceira idade

Pilates Atrai Cada Vez Mais Praticantes Da Terceira Idade

A Agerip (Associação Geronto Geriátrica de São José do Rio Preto) oferece aulas de Pilates aos seus associados e às pessoas não associadas também, onde elas podem perceber na prática todos os benefícios oferecidos por mais esta modalidade de exercício. As aulas acontecem de segunda e quinta às 9h e quarta e sexta às 16h.
Segundo o IBGE, a estimativa é que, no Brasil, a quantidade de pessoas da terceira idade aumente 16 vezes tendo por base a população das décadas de 1950 e de 2025. Um crescimento 11 vezes mais expressivo que o do restante da população. Por isso, o interesse pelos hábitos de consumo e o estilo de vida da terceira idade está cada vez mais em pauta e surge como um assunto de interesse geral.

Entre as atividades físicas de preferência do público da terceira idade se destaca o Pilates: método criado por Joseph Hubertus Pilates, que desenvolve exercícios de condicionamento físico e mental e trabalha o corpo de forma global, com equipamentos que fortalecem os músculos e articulações de maneira harmoniosa, proporcionando força, alongamento e flexibilidade.

Os exercícios são ajustados de acordo com a capacidade física de cada aluno, sempre tendo em vista os limites de cada praticante, e assim, desenvolvendo o método de forma individual e exclusiva. Os benefícios do Pilates são: não aumenta a freqüência cardíaca; não tem impacto; focaliza o fortalecimento e mobilidade articular; melhora a postura; trabalha o equilíbrio, prevenindo quedas; trabalha a coordenação, e a respiração; trata ou previne incontinência urinária, pois trabalha a musculatura do assoalho pélvico.

Interessados em manter muito mais do que a forma física, os idosos se identificam com o Pilates por melhorar também a auto-estima do praticante, que consegue realizar exercícios que acreditava não ter mais capacidade para cumprir. A busca pela saúde e auto-estima deste público figura entre os temas mais discutidos pela sociedade contemporânea.


Disponível em:   
http://programamaturidadefeliz.blogspot.com/2010/05/pilates-e-terceira-idade.html