quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Diferenças entre anabolismo e catabolismo

Muitas pessoas têm dúvidas entres as diferenças de anabolismo e catabolismo. Eles são estados diferentes que avisam se o corpo está construindo ou perdendo tecido muscular.
Isto acontece, por exemplo, quando uma pessoa está tentando ganhar peso, para isso é necessário maximizar o tempo em que o corpo fica no estado de construção muscular, de forma que os resultados sejam mais satisfatórios. A maneira que a pessoa come, treina e descansa influencia diretamente nesse processo.






O catabolismo é o estado do corpo onde degenera o tecido muscular. Sempre que uma pessoa treina, como a musculação, por exemplo, o corpo está fadigando os músculos. Quanto mais longo e difícil for o treino, mais dano é causado ao tecido muscular. Outros fatores também ajudam a contribuir para que o corpo fique em estado catabólico, como a alimentação incorreta e a falta de descanso.
Já o anabolismo, é aquele estado em que o corpo cria o tecido muscular. Quando o indivíduo descansa, o corpo começa a reparar o tecido muscular danificado. Dessa maneira, é durante o repouso, e não no exercício, como muitas pessoas pensam em que o corpo desenvolve a massa muscular.
Existem algumas formas que ajudam a deixar o corpo em estado anabólico por mais tempo, ajudando assim, a ganhar ainda mais massa muscular.







Dicas para manter o corpo em anabolismo

O primeiro passo e essencial é a alimentação. Isso porque se alimentar bem é fundamental. Deve comer entre três em três horas. Pois, quando uma pessoa não realiza a refeição por um período longo de tempo, o organismo começa a utilizar o tecido muscular como fonte de energia (catabolismo). Então, a melhor maneira de evitar que isso aconteça é se alimentar várias vezes por dia, começando pelo café da manhã. Pois, essa é uma das refeições mais importantes, da qual muitas pessoas a pulam por achar desnecessária.
É extremamente errado pular o café da manhã. Quando acordamos, o corpo está há um tempo muito grande sem receber nutrientes, e por isso já entrou no catabolismo. Então, é preciso se alimentar rapidamente, para poder conseguir entrar em estado anabólico de forma mais rápido possível.

Controlar o tempo de treino também é fundamental. Não é correto treinar por mais de 90 minutos, o ideal é aproximadamente 60. Isso se explica, pois quanto mais treinar, mais os músculos se degeneram. Se o desejo é ganhar massa muscular, precisa saber que o treino não passa de um estímulo.
Pois, a partir do momento conseguir estimular os músculos para crescer, o resto do treino se torna em um desperdício. Quem passa horas na academia, pode aumentar a intensidade do treino e diminuir a duração.

 Quando acabar os exercícios é necessário que o corpo receba o devido descanso aos músculos. Pois somente assim, eles irão se desenvolver satisfatoriamente. É preciso dormir ao menos oito horas por dia, e saber dividir o seu treino com inteligência, evitando que o corpo trabalhe os mesmos grupos musculares em dias seguidos. Pois, como já dito anteriormente, ninguém cresce na academia, mas fora dela.

Fonte:  http://massamuscular.blog.br/diferencas-entre-anabolismo-e-catabolismo/

Acompanhe minha página no Facebook:
https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/

Bons treinos.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Vídeos históricos do Joseph pilates. Aulas de ginástica calistênica - Precursor do Treinamento Funcional moderno

Joseph Hubertus Pilates foi o inventor do método Pilates de condicionamento físico. Nesses vídeos ele aparece dando aulas de ginástica calistênica. Chama a atenção que em muitos exercícios são trabalhadas técnicas de acionamento de Core. Realmente era um homem muito a frente do seu tempo. Deixou um legado fantástico.


"Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem". (Joseph Pilates).

Curta minha página no Facebook:
https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Treino de glúteos - evitando a Amnésia Glútea

Bom dia. Especialmente para as meninas, separei esse vídeo de treino funcional para trabalhar glúteos da atleta Mexicana de fitness Ana Mojica.

Além de questões estéticas, qual a importância de ter uma musculatura de glúteos bem fortalecida?

A principal, é evitar um quadro clínico conhecido como amnésia glútea. Amnésia glútea são quando os glúteos são poucos desenvolvidos e atrofiados. Isso acontece com mais frequência, com pessoas sedentárias e que em geral trabalham sentadas.

Quais as consequências da Amnésia Glútea para a saúde?

Esse quadro, gera um aumento de sobrecarga  no quadril, coluna e joelhos, além de poder causar desvios posturais significativos, podendo afetar a estabilidade da coluna vertebral.


Os glúteos são compostos pelo glúteo máximo, médio e mínimo. 
  • O glúteo máximo é o maior e mais importante extensor e rotador externo do quadril. Geralmente é ativado quando o quadril está em posição de flexão para realizar a extensão.  Ex: subir escada e andar de bicicleta. 
  • O glúteo médio é o principal abdutor e estabilizador primário do quadril e da pelve.  O músculo pode ser dividido em duas partes funcionais: uma porção anterior (flexiona, abduz e roda internamente o quadril) e outra posterior (estende e roda externamente). 
  • O glúteo mínimo é um músculo bastante fino e é o maior rotador interno do fêmur. Auxilia o glúteo médio no suporte pélvico.
 Agora você já sabe da importância de treinar glúteos, além dos benefícios estéticos que esses exercícios proporcionam.

Muito importante lembrar que homens também tem glúteos...kkkk. Embora não gostem de treinar por achar que isso pode ferir a sua masculinidade (pensamento e desculpa absolutamente sem fundamento), devem treinar esse grupo ao menos duas vezes na semana. Os homens são as principais vítimas da Amnésia Glútea e os que mais sofrem com as suas consequenciais.

Vamos treinar glúteo???



Bons treinos!!!

Personal Trainer Diego Barros 019513-G/SC
Curta a minha página no Facebook:
https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/?ref=bookmarks


Referência:

http://revistapilates.com.br/2014/10/01/gluteos-pouco-desenvolvidos-ou-atrofiados/

https://www.youtube.com/watch?v=ky6xMeWM0wM

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Treino Funcional Cárdio

O Trabalho de cárdio no Treinamento Funcional, pode ser desenvolvido em um treinamento específico, aplicando exercícios de alta intensidade, seguidos por um curto intervalo de recuperação (muito parecido com o famoso HIIT). Pode-se fazer 10 rounds intercalando afundo pliométrico alternado, flexão de braço e abdominal oblíquo em posição de prancha). Cada round dura aproximadamente 1 minuto  e tem 30 segundos de descanso ao término. Quando concluir os 10 rounds descansa de 2 a 3 minutos e é feito mais 10 rounds de outra combinação de exercícios. É um treino muito intenso, de grande queima calórica (mais de 800 calorias de gasto energético) e proporciona muita aceleração metabólica, geralmente indicado para alunos mais avançados. 


Para alunos iniciantes uma alternativa é ir introduzindo o treino cárdio aos poucos, inserindo alguns rounds de cárdio (4 ou 5) nas aulas de funcional, alternando com exercícios que não sejam aeróbicos... ex: Faz 4 rounds de um treino cárdio, descansa 1 minuto e inicia uma sequencia de flexões de braço, intercalados com  abdominais. Seria um treino conjugado, utilizando os exercícios dos dois vídeos. O trabalho de cárdio deve ser implementado de maneira gradual quanto a duração e intensidade, respeitando os limites e o nível de condicionamento de cada aluno. 




É muito importante ressaltar que esse trabalho deve ser muito bem orientado por um professor de Educação Física, para potencializar os resultados de maneira segura.

Bons treinos!!! Continue acompanhando meu blog e minha página no Facebook.
https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/

Personal Trainer Diego Barros 019513-G/SC

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Treinamento Funcional em academias - mais de quatro alunos por aula?? Fuja!!

Atividades como Pilates e Treinamento Funcional, requerem uma constante intervenção dos professores, para que esses métodos de treinamento tragam somente benefícios. São métodos fantásticos, mas devem ser muito bem orientados.

As academias são campeãs em transformarem ótimos métodos de treinamento em arsenal bélico contra saúde dos praticantes. 

O ideal tanto para o Pilates como para o Treinamento Funcional, são aulas em pequenos grupos... preferencialmente no máximo de quatro alunos por professor. Isso torna a aula mais segura e intensifica os resultados. É sempre mais seguro fazer esses treinamentos em Studios especializados ou contratar um Personal para ir até a academia, casa ou parque e aplicar o treinamento de acordo com a sua condição física e seus objetivos. 

As academias investem pesado em maquinários (até mesmo no funcional -  as tais gaiolas... completamente dispensável) para atrair alunos, mas na hora das aulas de Treinamento Funcional são oito, nove e até dez alunos por aula... e o pior... o mesmo treino para todos. Não tem como dar certo né??? Alguém vai se machucar. Aulas de Pilates solo, chegam a ter até 20 alunos por aula e somente um professor. Vamos recapitular, o ideal do Pilates é até quatro alunos por professor. 

As aulas em grupo em academias, sejam de ginástica, Pilates ou funcional, são as grandes responsáveis por lesões dentro das academias. 

"O treinador Body Systems, fisioterapeuta e docente do curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana (FAMMA), de Maringá (PR), Daniel Vicentini de Oliveira, completa que as lesões agudas mais comuns que podem acontecer durante a prática da ginástica são a entorse de tornozelo; a distensão muscular, que acontece quando se alonga demais um músculo ou tendão, provocando dor e inchaço quase que de imediato; e o estiramento muscular, que acontece quando um músculo ou tendão é submetido a um esforço ou alongamento excessivo, rompendo fibras musculares, provocando dor e inchaço. Das lesões crônicas, a hérnia de disco, as lesões ligamentares de joelho, que “geralmente ocorrem tardiamente por um excesso de cargas, intensidade, falta de aquecimento inicial e alongamento final durante os anos de prática de ginástica”, diz Oliveira; as lesões meniscais de joelho, que podem ocorrer por conta “do alto impacto das atividades, principalmente sem uma realização de técnica correta, falta de aquecimento inicial e alongamento final, má orientação profissional e falta de controle da postura e da técnica dos movimentos pode gerar tardiamente lesões nos meniscos”; condromalácia, que é o desgaste articular da superfície posterior da patela ou dos côndilos femurais; entre outras". (http://www.educacaofisica.com.br/brand-channer/body-systems2/lesoes-nas-aulas-de-ginastica-podem-ser-evitadas-com-acompanhamento-profissional/) 

Para evitar essas lesões o professor tem que estar atento a todos os seus alunos e corrigindo constantemente. Mas como fazer isso com grandes grupos?? Não tem como. 

Fujam dos pacotes das academias. Não tem como... sei que é tentador fazer musculação, natação, lutas, todas as modalidades de ginástica que existem no mundo, treinamento funcional, pilates Studio, pilates solo, entre outras, pagando 90 reais no mês... mas isso não tem como dar certo. Não tem qualidade envolvida, somente números.  Pense em quantas pessoas você conhece que já se lesionaram em academia, seja na musculação, natação ou ginástica... 

Quer fazer treinamento funcional? Procure um professor com formação e conhecimento, um Studio especializado nesse método ou contrate um personal para te orientar. 

Bons treinos galera.

Personal Trainer Diego Barros - 019513-G/SC

Curta minha página no Facebook: https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/ 

Famosas usam Treinamento funcional para emagrecerem

Treinamento funcional emagrece e define músculos

 Modalidade trabalha toda a musculatura de forma diferente e sem monotonia


Para deixar o corpo definido, muitas famosas como Ivete Sangalo, Sabrina Sato e Flávia Alessandra estão aderindo ao treinamento funcional. A prática está ganhando cada vez mais adeptos nas academias especialmente por ser mais interativa, completa e divertida, passando longe da monotonia.

O personal trainer Luiz Fernando Gatti, da Test Trainer, explica que o treinamento funcional é diferente porque permite que o indivíduo acione seus músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória. "É um formato muito interessante, cada treino sempre diferente do outro, por isso exercita o corpo inteiro de maneira eficaz, utilizando movimentos semelhantes aos realizados diariamente. Quanto maior a semelhança, maiores são os ganhos tanto para atletas quanto para pessoas não atletas", diz.

Como funciona o treinamento funcional

 

Para que um treino seja funcional, é necessário levar em consideração as atividades realizadas por cada pessoa no dia a dia. Por exemplo: alguém que trabalha em um escritório de frente para o computador precisa de um treino diferente de quem trabalha em uma linha de produção. Assim, irão acontecer compensações musculares e fortalecimentos específicos para cada atividade. "Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de treinamento, desde que seja de acordo com as limitações corporais, especificidades e objetivos de cada indivíduo", afirma o personal trainer.
Segundo ele, os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. "Deve ser levado em consideração os movimentos naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr, etc. Todos os exercícios são executados nos planos baixo, médio, alto, vertical e horizontal. Os equipamentos devem ser livres, como halteres, cordas, barras, bolas, fita, elásticos, pranchas de instabilidade, bastões e o peso do próprio corpo", explica.

Treino para definir o corpo

Com o treinamento funcional é possível melhorar o tônus muscular, aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura, auxiliando na definição corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta também a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias e ajudando a perder peso.
A prática pode ser feita com personal trainer, mas vem ganhando espaço também em muitas academias, que passaram a oferecer a modalidade. "Se na academia que você frequenta não tiver este tipo de treinamento, converse com o seu professor e peça para que ele insira alguns exercícios funcionais em sua série. Além das academias existem estúdios especializados que oferecem somente este tipo de treinamento", sugere.

Benefícios do treinamento funcional

Além de ser uma ótima alternativa para quem quer emagrecer de forma saudável, o treinamento funcional melhora a postura, flexibilidade, coordenação motora, força, aptidão cardiovascular e muscular.
Para iniciantes, é recomendado treinar de duas a três vezes por semana. O personal ressalta ainda a importância de fazer uma consulta médica antes de começar a realizar qualquer atividade física, para avaliar seu estado de saúde.
 
 
 
Bons treinos!!