quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Treino de glúteos - evitando a Amnésia Glútea

Bom dia. Especialmente para as meninas, separei esse vídeo de treino funcional para trabalhar glúteos da atleta Mexicana de fitness Ana Mojica.

Além de questões estéticas, qual a importância de ter uma musculatura de glúteos bem fortalecida?

A principal, é evitar um quadro clínico conhecido como amnésia glútea. Amnésia glútea são quando os glúteos são poucos desenvolvidos e atrofiados. Isso acontece com mais frequência, com pessoas sedentárias e que em geral trabalham sentadas.

Quais as consequências da Amnésia Glútea para a saúde?

Esse quadro, gera um aumento de sobrecarga  no quadril, coluna e joelhos, além de poder causar desvios posturais significativos, podendo afetar a estabilidade da coluna vertebral.


Os glúteos são compostos pelo glúteo máximo, médio e mínimo. 
  • O glúteo máximo é o maior e mais importante extensor e rotador externo do quadril. Geralmente é ativado quando o quadril está em posição de flexão para realizar a extensão.  Ex: subir escada e andar de bicicleta. 
  • O glúteo médio é o principal abdutor e estabilizador primário do quadril e da pelve.  O músculo pode ser dividido em duas partes funcionais: uma porção anterior (flexiona, abduz e roda internamente o quadril) e outra posterior (estende e roda externamente). 
  • O glúteo mínimo é um músculo bastante fino e é o maior rotador interno do fêmur. Auxilia o glúteo médio no suporte pélvico.
 Agora você já sabe da importância de treinar glúteos, além dos benefícios estéticos que esses exercícios proporcionam.

Muito importante lembrar que homens também tem glúteos...kkkk. Embora não gostem de treinar por achar que isso pode ferir a sua masculinidade (pensamento e desculpa absolutamente sem fundamento), devem treinar esse grupo ao menos duas vezes na semana. Os homens são as principais vítimas da Amnésia Glútea e os que mais sofrem com as suas consequenciais.

Vamos treinar glúteo???



Bons treinos!!!

Personal Trainer Diego Barros 019513-G/SC
Curta a minha página no Facebook:
https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/?ref=bookmarks


Referência:

http://revistapilates.com.br/2014/10/01/gluteos-pouco-desenvolvidos-ou-atrofiados/

https://www.youtube.com/watch?v=ky6xMeWM0wM

Nenhum comentário:

Postar um comentário