Atividades como Pilates e Treinamento Funcional, requerem uma constante intervenção dos professores, para que esses métodos de treinamento tragam somente benefícios. São métodos fantásticos, mas devem ser muito bem orientados.
As academias são campeãs em transformarem ótimos métodos de treinamento em arsenal bélico contra saúde dos praticantes.
O ideal tanto para o Pilates como para o Treinamento Funcional, são aulas em pequenos grupos... preferencialmente no máximo de quatro alunos por professor. Isso torna a aula mais segura e intensifica os resultados. É sempre mais seguro fazer esses treinamentos em Studios especializados ou contratar um Personal para ir até a academia, casa ou parque e aplicar o treinamento de acordo com a sua condição física e seus objetivos.
As academias investem pesado em maquinários (até mesmo no funcional - as tais gaiolas... completamente dispensável) para atrair alunos, mas na hora das aulas de Treinamento Funcional são oito, nove e até dez alunos por aula... e o pior... o mesmo treino para todos. Não tem como dar certo né??? Alguém vai se machucar. Aulas de Pilates solo, chegam a ter até 20 alunos por aula e somente um professor. Vamos recapitular, o ideal do Pilates é até quatro alunos por professor.
As aulas em grupo em academias, sejam de ginástica, Pilates ou funcional, são as grandes responsáveis por lesões dentro das academias.
"O treinador Body Systems, fisioterapeuta e docente do curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana (FAMMA), de Maringá (PR), Daniel Vicentini de Oliveira, completa que as lesões agudas mais comuns que podem acontecer durante a prática da ginástica
são a entorse de tornozelo; a distensão muscular, que acontece quando
se alonga demais um músculo ou tendão, provocando dor e inchaço quase
que de imediato; e o estiramento muscular, que acontece quando um
músculo ou tendão é submetido a um esforço ou alongamento excessivo,
rompendo fibras musculares, provocando dor e inchaço. Das lesões crônicas, a hérnia de disco, as lesões
ligamentares de joelho, que “geralmente ocorrem tardiamente por um
excesso de cargas, intensidade, falta de aquecimento inicial e
alongamento final durante os anos de prática de ginástica”, diz Oliveira; as lesões
meniscais de joelho, que podem ocorrer por conta “do alto impacto das
atividades, principalmente sem uma realização de técnica correta, falta
de aquecimento inicial e alongamento final, má orientação profissional e
falta de controle da postura e da técnica dos movimentos pode gerar
tardiamente lesões nos meniscos”; condromalácia, que é o
desgaste articular da superfície posterior da patela ou dos côndilos
femurais; entre outras". (http://www.educacaofisica.com.br/brand-channer/body-systems2/lesoes-nas-aulas-de-ginastica-podem-ser-evitadas-com-acompanhamento-profissional/)
Para evitar essas lesões o professor tem que estar atento a todos os seus alunos e corrigindo constantemente. Mas como fazer isso com grandes grupos?? Não tem como.
Fujam dos pacotes das academias. Não tem como... sei que é tentador fazer musculação, natação, lutas, todas as modalidades de ginástica que existem no mundo, treinamento funcional, pilates Studio, pilates solo, entre outras, pagando 90 reais no mês... mas isso não tem como dar certo. Não tem qualidade envolvida, somente números. Pense em quantas pessoas você conhece que já se lesionaram em academia, seja na musculação, natação ou ginástica...
Quer fazer treinamento funcional? Procure um professor com formação e conhecimento, um Studio especializado nesse método ou contrate um personal para te orientar.
Bons treinos galera.
Personal Trainer Diego Barros - 019513-G/SC
Curta minha página no Facebook: https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/
Nenhum comentário:
Postar um comentário