quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Diferenças entre anabolismo e catabolismo

Muitas pessoas têm dúvidas entres as diferenças de anabolismo e catabolismo. Eles são estados diferentes que avisam se o corpo está construindo ou perdendo tecido muscular.
Isto acontece, por exemplo, quando uma pessoa está tentando ganhar peso, para isso é necessário maximizar o tempo em que o corpo fica no estado de construção muscular, de forma que os resultados sejam mais satisfatórios. A maneira que a pessoa come, treina e descansa influencia diretamente nesse processo.






O catabolismo é o estado do corpo onde degenera o tecido muscular. Sempre que uma pessoa treina, como a musculação, por exemplo, o corpo está fadigando os músculos. Quanto mais longo e difícil for o treino, mais dano é causado ao tecido muscular. Outros fatores também ajudam a contribuir para que o corpo fique em estado catabólico, como a alimentação incorreta e a falta de descanso.
Já o anabolismo, é aquele estado em que o corpo cria o tecido muscular. Quando o indivíduo descansa, o corpo começa a reparar o tecido muscular danificado. Dessa maneira, é durante o repouso, e não no exercício, como muitas pessoas pensam em que o corpo desenvolve a massa muscular.
Existem algumas formas que ajudam a deixar o corpo em estado anabólico por mais tempo, ajudando assim, a ganhar ainda mais massa muscular.







Dicas para manter o corpo em anabolismo

O primeiro passo e essencial é a alimentação. Isso porque se alimentar bem é fundamental. Deve comer entre três em três horas. Pois, quando uma pessoa não realiza a refeição por um período longo de tempo, o organismo começa a utilizar o tecido muscular como fonte de energia (catabolismo). Então, a melhor maneira de evitar que isso aconteça é se alimentar várias vezes por dia, começando pelo café da manhã. Pois, essa é uma das refeições mais importantes, da qual muitas pessoas a pulam por achar desnecessária.
É extremamente errado pular o café da manhã. Quando acordamos, o corpo está há um tempo muito grande sem receber nutrientes, e por isso já entrou no catabolismo. Então, é preciso se alimentar rapidamente, para poder conseguir entrar em estado anabólico de forma mais rápido possível.

Controlar o tempo de treino também é fundamental. Não é correto treinar por mais de 90 minutos, o ideal é aproximadamente 60. Isso se explica, pois quanto mais treinar, mais os músculos se degeneram. Se o desejo é ganhar massa muscular, precisa saber que o treino não passa de um estímulo.
Pois, a partir do momento conseguir estimular os músculos para crescer, o resto do treino se torna em um desperdício. Quem passa horas na academia, pode aumentar a intensidade do treino e diminuir a duração.

 Quando acabar os exercícios é necessário que o corpo receba o devido descanso aos músculos. Pois somente assim, eles irão se desenvolver satisfatoriamente. É preciso dormir ao menos oito horas por dia, e saber dividir o seu treino com inteligência, evitando que o corpo trabalhe os mesmos grupos musculares em dias seguidos. Pois, como já dito anteriormente, ninguém cresce na academia, mas fora dela.

Fonte:  http://massamuscular.blog.br/diferencas-entre-anabolismo-e-catabolismo/

Acompanhe minha página no Facebook:
https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/

Bons treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário