terça-feira, 2 de agosto de 2016

Burpees: por que você (e todo mundo) deveria olhá-lo com mais carinho (artigo do blogue Vida Fit)

 Acompanhe minha página no Facebook: 

https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/
 

1. Burpees são simples

Pra fazer burpees, você não precisa de máquinas, pesos, nem acessórios fitness. Tudo o que você precisa é do seu corpo e um par de tênis. Colchonetes podem ser usados como apoio para as mãos dependendo do terreno em que você vai fazer seu treino. Ah, e burpees são super práticos: podem ser feitos em qualquer lugar – até mesmo dentro de casa. É só arrastar os móveis e mandar ver!





 

2. Burpees são funcionais

O fato é que os burpees trabalham o corpo: tríceps, ombros, peito, quadríceps, glúteos, posteriores da coxa, abdômen, panturilhas… Tudo recrutado de uma vez só em cada repetição! Isso sem falar que, quando fazemos burpees, trabalhamos também boa parte dos 4 pilares do movimento: locomoção (caminhar, correr), mudança de nível (agachar, saltar), empurrar/puxar e rotacional.


E com isso, melhoramos nossas funções no dia a dia (agachar, caminhar, subir escadas, rotacionar o corpo, sentar, levantar etc) ou nos treinos e ficamos mais fortes. Isso, amigas e amigos, é o real sentido de “treinamento funcional” (que hoje é tão popularizado que perdeu seu real significado, assim como aconteceu com o termo “qualidade de vida”).

3. Burpees otimizam seu tempo

Seguindo o princípio do HIIT, você não precisa de muito tempo pra fazer um bom treino que vai te trazer N benefícios (vejam os próximos tópicos!). Com os burpees, é a mesma coisa. Separe entre 10 e 20 minutos do seu dia, conforme seu condicionamento físico, dê tudo de si e divirta-se – ou pelo menos, tente. rs


4. Burpees melhoram seu cárdio

Se você arregaçar as mangas e fizer repetições de burpees em alta intensidade, os benefícios vão além do fortalecimento muscular que eu mencionei ali em cima: os exercícios vão melhorar a saúde dos seus pulmões e do seu coração, que vão conseguir trabalhar melhor e com mais capacidade em um curto período de tempo.
Falando assim parece fácil, né? Eu sei que não é, por isso a gente tem que insistir pra evoluir e sentir todos esses resultados na pele (e nos músculos e nos órgãos etc etc).


5. Burpees queimam (muita) gordura

Como já falamos nos tópicos anteriores, os burpees são exercícios que recrutam o corpo inteiro e elevam os batimentos cardíacos, resultando num gasto calórico maior. Partindo do princípio do HIIT, eles queimam 50% mais gordura do que o treinamento de força convencional e ainda dão uma acelerada no nosso metabolismo pelo resto do dia, mesmo horas depois de ter feito as repetições. Esse é o momento em que a gente passa a olhar com mais carinho pra eles, né? ♥


6. Burpees evoluem rápido

No início, você vai fazer os burpees mais devagar, sem tanta explosão e até mesmo sem tanta força. Vai cansar mais rápido e não vai conseguir fazer tantas repetições. Mas aos poucos, conforme você vai se arriscando e tentando, esse cenário vai mudando, e olha que nem demora tanto pra sentir a diferença, viu?
Falo por mim mesma. Ainda sou iniciante na “arte do burpee”, mas hoje já me saio melhor do que quando fui apresentada a esse
castigoexercício. Hoje já tenho uma execução bem melhor, com mais segurança, força e resistência cardio-respiratória. Ainda não sou super resistente nem loucamente apaixonada por ele (também demorei pra aprender a gostar dos treinos de ritmo na corrida, lembram? Mas consegui!), mas quando termino as repetições, vem uma enxurrada de endorfina que mostra que vale a pena sim. Ah, e os resultados também ajudam a encarar o danado com mais respeito!


Fonte: http://vidafit.com.br/blog/beneficios-do-burpee/

Bons treinos.

Acompanhe minha página no Facebook:
https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/




Nenhum comentário:

Postar um comentário