https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/
Por: Prof. Diego Barros (Personal Trainer)
A pedido das pessoas que acompanham minha página no Facebook e meu blog, decidi escrever um novo artigo sobre fortalecimento Core, procurando deixa-lo mais ilustrativo.
Como falei na postagem anterior, o Core uma unidade integrada composta por 29 pares de músculos.
É crescente o número de pessoas impossibilitadas, ou não aptas a praticar atividade física devido a um acúmulo de lesões, dores musculares, nevralgias e sobrecargas na coluna causadas por exercícios inadequados, mas principalmente por não serem trabalhados os músculos profundos e estabilizadores conhecidos como Core.
Essa unidade integrada chamada Core, tem como função:
1. Manter um adequado alinhamento da coluna lombar;
2. Estabilizar a coluna e a pelve durante os movimentos;
3. Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.
Esses músculos ainda desempenham um papel de dar forma à cintura e de proteger a cavidade abdominal, onde estão localizados os órgãos viscerais. Um bom trabalho de Core possibilita ainda o melhor funcionamento desses órgãos, principalmente do intestino, pois o intestino acaba sendo "massageado" com as contrações mais profundas proporcionadas por esse tipo de treinamento.
O fortalecimento desse grupo é tão importante para o equilíbrio global e harmonioso do nosso corpo, que atualmente todos os atletas de alto rendimento, de todas as modalidades, realizam trabalho de Fortalecimento do Core, e é comprovada sua eficiência na diminuição das incidências de lesões.
Mas para quem não é atleta, quais as consequências de não se trabalhar esse grupo muscular?
Acaba existindo uma sobrecarga em todas as estruturas, mas principalmente na região lombar e no quadril. Pessoas que possuem desvios posturais deveriam por hábito fortalecer esse agrupamento muscular para corrigir a postura e prevenir o agravamento dos desvios que podem levar a hérnias de disco.
Tem que ser trabalhado como uma técnica preventiva, mas também como manutenção. Nas mulheres, durante o período de gravidez, os
músculos da parede abdominal são alongados à medida que o feto vai
aumentando de tamanho, provocando um aumento acentuado da curvatura da
região lombar. Um trabalho de fortalecimento do Core, antes, durante e após a gestação dará mais conforto e ajudará a estabilizar o centro de gravidade após o parto, reposicionando a região lombar de maneira segura, proporcionando conforto e evitando consequências mais graves que esses desequilíbrios possam gerar.
Levando tudo isso em consideração, os métodos de treinamento mudaram (ou deveriam ter mudado... depende muito dos profissionais que irão aplicá-los). E mais uma vez, o treinamento funcional e o Pilates saem na frente das outras modalidades, por possibilitarem que esse grupo seja trabalhado e estimulado constantemente durante as aulas, aliando isso aos objetivos pessoais dos alunos. Segue um vídeo que já postei, mas que vale olhar novamente.
Nesse vídeo é apresentada uma sequência de exercícios em prancha. Os exercícios "em prancha”, realizados na posição ventral, dorsal e lateral devem ser incluídos no treino para fortalecer os músculos profundos, estabilizadores da região Core e também para auxiliar no aumento de força e potência.
Nesse vídeo é apresentada uma sequência de exercícios em prancha. Os exercícios "em prancha”, realizados na posição ventral, dorsal e lateral devem ser incluídos no treino para fortalecer os músculos profundos, estabilizadores da região Core e também para auxiliar no aumento de força e potência.
Espero ter esclarecido as dúvidas de todos.
Fica a dica galera: procurem um Profissional Habilitado (Professor de Educação Física com Bacharelado ou Licenciatura Plena) e bons treinos.
Siga minha página no Facebook
https://www.facebook.com/personaltrainerdiegobarros/
Nenhum comentário:
Postar um comentário